#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Minha irmã foi comprar chicletes em um bar do bairro e a moça do bar parecia ter AIDS por diversos motivos. Quando minha irmã pegou o chiclete ela se arranhou na caixa, levantando uma pequena pele do dedo. Será que ela contraiu AIDS?

Minha irmã foi comprar chicletes em um bar do bairro e a moça do bar parecia ter AIDS por diversos motivos. Quando minha irmã pegou o chiclete ela se arranhou na caixa, levantando uma pequena pele do dedo. Será que ela contraiu AIDS?

Não.

Primeiramente, é importante destacar que o estereótipo da pessoa que vive com HIV do início da epidemia já não pode mais ser aplicado nos dias de hoje. Atualmente, as formas de tratamento evoluíram e a pessoa que vive com HIV tem cada vez mais qualidade de vida.

O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos.

Fontes: Fiocruz e UNAIDS Brasil

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!