#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Me ajudem por favor!? Uma mulher que “contém” AIDS foi no meu serviço abriu e fechou uma porta de correr (pegou no trinco). Possivelmente, a mão dela poderia estar suada pelo forte calor. Em seguida, eu nem me toquei e abri a porta, mas acabei tocando minhas unhas nem tão de leve. Corro algum risco de ter contraído a doença?

Me ajudem por favor!? Uma mulher que “contém” AIDS foi no meu serviço abriu e fechou uma porta de correr (pegou no trinco). Possivelmente, a mão dela poderia estar suada pelo forte calor. Em seguida, eu nem me toquei e abri a porta, mas acabei tocando minhas unhas nem tão de leve. Corro algum risco de ter contraído a doença?

Não. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos. O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação.

Fonte: Fiocruz e UNAIDS Brasil.

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!