#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Eu sou garoto, e fiz sexo oral em um cara sem camisinha, corro risco de pegar AIDS?

Eu sou garoto, e fiz sexo oral em um cara sem camisinha, corro risco de pegar AIDS?

O risco de transmissão do HIV pelo sexo oral sem proteção existe, mas é baixo. Contudo, é importante saber que inúmeras outras infecções sexualmente transmissíveis podem ser adquiridas pelo sexo oral. A existência de uma outra IST (visível ou não) também pode aumentar o risco de infecção.

 

No caso de sexo oral em um pênis, recomenda-se utilizar o preservativo. A chance de contrair o HIV aumenta em caso de ejaculação na boca.

 

No caso da prática do sexo oral em uma vagina, os riscos podem aumentar se a pessoa receptora do sexo oral estiver menstruada. Uma das opções de prevenção ao fazer sexo oral em uma vagina é utilizar o papel filme, ou até mesmo uma camisinha cortada como forma de barreira física entre a vagina e a boca.

 

Em caso de dúvida o mais indicado é procurar um centro de saúde para que um médico avalie a situação e recomende ou não o uso da profilaxia pós-exposição (PEP). A PEP é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista o risco de infecção com o HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo—por isso a importância de se iniciar esta profilaxia o mais rápido possível após o contato: em, no máximo, 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias.

 

O CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos) lista os riscos de transmissão do HIV, por tipo de exposição, a cada 10.000 exposições.

 

Probabilidade de contrair HIV estimada por ato por exposição*

 

Tipo de Exposição Risco por 10.000 exposições
Parentérica
Transfusão de sangue 9.250
Compartilhamento de seringas para uso de drogas 63
Percutâneo (com agulha) 23
Sexual
Sexo anal receptivo 138
Sexo anal insertivo 11
Sexo pênis-vagina receptivo 8
Sexo pênis-vagina insertivo 4
Sexo oral receptivo Baixo
Sexo oral insertivo Baixo
Outros**
Mordendo Negligenciável
Cuspindo Negligenciável
Arremessando fluidos corporais (incluindo sêmen ou saliva) Negligenciável
Compartilhando brinquedos sexuais Negligenciável

 

* Fatores que podem aumentar o risco de transmissão do HIV incluem infecções sexualmente transmissíveis, infecção por HIV em fase aguda e tardia e alta carga viral. Fatores que podem diminuir o risco incluem uso de preservativo, circuncisão masculina, tratamento antirretroviral e profilaxia pré-exposição. Nenhum desses fatores é contabilizado nas estimativas apresentadas na tabela.

 

** A transmissão do HIV através destas rotas de exposição é tecnicamente possível, mas improvável e não está bem documentada.

 

Fontes: ABIAAgência AIDSAIDS MapThe Well ProjectCDC e UNAIDS Brasil – Prevenção Combinada

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!