#DesafioUNAIDS
Home | Manual de Sobrevivência | TERMOS A EVITAR

TERMOS A EVITAR

 

NÃO UTILIZAR TERMO RECOMENDADO
PESSOA CONTAMINADA COM HIV Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças.

Quando descrevemos o processo de transmissão do vírus de uma pessoa para outra, devemos dizer que a pessoa foi “infectada” com HIV e não “contaminada”.

Contaminação deve ser utilizado somente ao se referir a objetos e equipamentos. Uma seringa usada, por exemplo, pode estar contaminada com sangue com HIV.

O termo recomendado para se referir a pessoas que têm o HIV é pessoa vivendo com HIV.

GRUPO DE RISCO O fato de pertencer a grupos não é um fator de risco; mas os comportamentos podem ser. A utilização do termo “grupo de risco” pode criar um falso senso de segurança entre pessoas que têm comportamentos de risco, mas não se identificam com tais grupos, além de poder aumentar o estigma e a discriminação contra determinados grupos.

O termo recomendado é populações-chave porque destaca que estas populações são chave para a dinâmica da epidemia ou chave para a resposta ao HIV.

PESSOA INFECTADA COM AIDS Ninguém é infectado com AIDS; a AIDS não é um agente infeccioso.

O termo AIDS descreve uma síndrome de infecções e doenças oportunistas que podem se desenvolver à medida que a imunossupressão aumenta durante a evolução da infecção pelo HIV (da infecção aguda até a morte).

O termo recomendado para se referir a pessoas que têm o HIV é pessoa vivendo com HIV.

AIDÉTICO Jamais utilize este termo. Além de incorreto, é estigmatizante e ofensivo.

O termo recomendado é pessoa vivendo com HIV, pessoa soropositiva, HIV-positiva.

TESTE DE AIDS Não existe um teste para AIDS. Utilize o termo teste de HIV ou teste de anticorpos do HIV.

Portanto, o termo recomendado é teste de HIV

VÍRUS HIV O termo HIV já se refere ao “vírus” da imunodeficiência humana. Note que a palavra ‘vírus’ na frase ‘vírus do HIV’ é redundante.

O termo recomendado nesse caso é apenas HIV

VÍRUS DA AIDS Não existe o vírus da AIDS. A AIDS é uma síndrome clínica, portanto é incorreto se referir ao HIV como vírus da AIDS.

A forma correta de se referir ao HIV é dizer que ele é o vírus que pode causar a AIDS.

De qualquer forma, o termo recomendado nesse caso é apenas HIV  

VÍTIMA DA AIDS A palavra ‘vítima’ desempodera e estigmatiza. Utilize a palavra AIDS apenas ao se referir a uma pessoa com diagnóstico clínico de AIDS. É aconselhável dizer que a pessoa foi acometida por infecções ou doenças oportunistas decorrentes da AIDS (a síndrome).

O termo recomendado é pessoa vivendo com HIV.

DOENÇA MORTAL

DOENÇA INCURÁVEL

Rotular a AIDS como mortal ou incurável pode gerar medo, além de aumentar o estigma e a discriminação. Por outro lado, referir-se à AIDS como sendo uma doença crônica que tem tratamento pode levar as pessoas a acreditarem que, com tratamento, a doença não é tão grave.

A AIDS permanece sendo uma grave condição de saúde. AIDS é uma definição epidemiológica baseada em sinais e sintomas clínicos. É causada pelo HIV, o vírus da imunodeficiência humana.

A AIDS não é simplesmente uma deficiência imunológica. O HIV destrói a capacidade do organismo de combater infecções e doenças, que podem levar à morte. A terapia antirretroviral diminui a replicação do vírus e pode aumentar em muito a sobrevida e melhorar a qualidade de vida, mas não elimina a infecção pelo HIV.

O termo recomendado nesse caso é simplesmente AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)

COQUETEL O uso do termo coquetel não é mais frequente, pois o tratamento antirretroviral tem sido simplificado. Atualmente, há muitas pessoas que tomam apenas 1 ou 2 comprimidos com medicamentos combinados por dia.

Além de oferecer mais qualidade de vida às pessoas soropositivas, a evolução do tratamento antirretroviral elevou a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV para níveis praticamente iguais aos das pessoas HIV-negativas.

O termo recomendado é antirretroviral (ou medicamento antirretroviral)

MORTE POR AIDS Ninguém morre de AIDS. Nos casos extremos, em que ocorre falha ou a não utilização do tratamento antirretroviral, a pessoa vivendo com HIV desenvolve o quadro clínico conhecido como AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

A AIDS não é simplesmente uma deficiência imunológica. O HIV destrói a capacidade do organismo de combater infecções e doenças, que podem levar à morte. Então, quando há mortes, nesse caso, elas são geralmente causadas por infecções oportunistas, em decorrência da AIDS.

O termo recomendado é morte relacionada à AIDS

PORTADOR DO HIV

PORTADOR DE AIDS

O UNAIDS não recomenda o uso desse termo para se referir a alguém que vive com HIV ou AIDS. Apesar de ainda ser muito utilizado, o termo dá ênfase à doença e ao vírus, em detrimento da pessoa.

O termo recomendado é pessoa vivendo com HIV.

COMBATE, LUTA CONTRA A AIDS Há alguns anos o UNAIDS e diversas organizações têm buscado eliminar e substituir termos bélicos utilizados na resposta à epidemia de AIDS por expressões mais inclusivas e capazes de carregar um sentido mais justo, inclusivo e pacífico para os esforços de eliminação da AIDS até 2030. Evite usar “combate” ou “luta” contra a AIDS.

O termo recomendado é resposta à AIDS; resposta ao HIV

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!