#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Gente, me ajuda! Uma pessoa pode apresentar sintomas de HIV em menos de 24 horas após uma suposta contaminação?

Gente, me ajuda! Uma pessoa pode apresentar sintomas de HIV em menos de 24 horas após uma suposta contaminação?

Primeiramente, uma pessoa que vive com HIV não está contaminada. Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças. Quando descrevemos o processo de transmissão do vírus de uma pessoa para outra, devemos dizer que a pessoa foi “infectada” com HIV e não “contaminada”.

 

É importante saber que a infecção pelo HIV, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV não têm nenhum sintoma durante 10 anos ou mais. Algumas pessoas que foram infectadas com o HIV relataram ter sintomas semelhantes aos da gripe de 2 a 4 semanas após a exposição. Como houve uma relação sexual desprotegida, existe a chance de que você tenha contraído o HIV. Entretanto, a única maneira de determinar se uma pessoa foi infectada é fazendo o teste. É importante saber também que a infecção pelo HIV possui uma janela imunológica de aproximadamente 30 dias. O aconselhável, então, é que você aguarde em torno de 30 dias para fazer o teste.

 

Se seu teste de HIV der positivo, você deve consultar o seu médico assim que possível para começar o tratamento.

 

Para obter informações sobre onde encontrar um teste de HIV, consulte o site do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

 

Caso a relação tenha acontecido a menos de 72 horas, você deve procurar um médico para que ele avalie a situação em relação à recomendação do uso da profilaxia pós-exposição (PEP). A PEP é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista o risco de infecção com o HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo—por isso a importância de se iniciar esta profilaxia o mais rápido possível após o contato: em no máximo 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias.

 

Fonte: Guia de Terminologia UNAIDS Brasil

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!