#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Um homem é portador de HIV e uma menina não. Ambos tem espinhas. Uma terceira pessoa espreme as espinhas do homem (Portador HIV) e, logo após, ele espreme espinhas da menina. Há risco de contaminação?

Um homem é portador de HIV e uma menina não. Ambos tem espinhas. Uma terceira pessoa espreme as espinhas do homem (Portador HIV) e, logo após, ele espreme espinhas da menina. Há risco de contaminação?

O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos.

 

Ah, uma dica importante: melhor que dizer que uma pessoa é portadora do HIV, prefira se referir a ela como uma “pessoa que vive com HIV”.

Fontes: Fiocruz e UNAIDS Brasil

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!