UNAIDS Brasil seleciona para o Programa de Estágio Profissional Afirmativo 2023

O Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) abre processo seletivo para o Programa de Estágio Profissional Afirmativo de 2023, com vagas para as equipes de Comunicação e Operações.

O Estágio Profissional Afirmativo é uma ação do UNAIDS Brasil voltada para garantir que pessoas de populações-chave para o HIV possam ter a oportunidade de trabalhar com o tema, adquirir novas competências e habilidades nas áreas de atuação do UNAIDS e, dessa forma, potencializar o alcance de seus objetivos profissionais.

As vagas são exclusivas para pessoas que vivem com HIV, mulheres, pessoas pretas, migrantes e refugiadas, comunidade LGBTQIA+ e comunidade indígena.

Ao todo, serão ofertadas duas vagas, uma para a área de comunicação e outra para a de operações. As candidaturas às vagas ocorrem exclusivamente pela internet, via formulário de inscrição, e devem ser feitas entre os dias 30 de março a 16 de abril.

O Programa de Estágio Profissional Afirmativo terá uma duração de 6 meses, com valor de bolsa de aproximadamente R$ 3.000,00. As informações completas sobre os requisitos para preenchimento de cada oportunidade de estágio podem ser conferidas na página “Trabalhe Conosco” no site do UNAIDS Brasil.

“Tivemos duas edições do estágio afirmativo que trouxeram uma visão importante para o trabalho realizado pelo UNAIDS. Abrir a oportunidade para que populações-chave e pessoas vivendo com HIV é uma forma necessária para melhorar o alcance do nosso trabalho e garantir que ninguém fique para trás”, destaca Claudia Velasquez, diretora do UNAIDS Brasil.

Edições anteriores do Programa de Estágio Profissional Afirmativo

A princípio, na primeira edição do Programa de Estágio Profissional Afirmativo, em 2021, participaram Leonardo Moura, jovem gay que vive com HIV e assistente social, e Carolina Parisotto, mulher trans e advogada.

Durante o estágio, Carolina e Leonardo lideraram a produção da cartilha “Viver em Positivo”, que tem o objetivo de oferecer um material com informações e sugestões essenciais sobre o acesso a direitos sociais, zero discriminação e participação social a jovens vivendo com HIV/AIDS.

O sociólogo Barnyson Farias participou do estágio, em 2022, e afirma que a oportunidade impactou sua trajetória. “O trabalho no UNAIDS me proporcionou maior compreensão da importância deste programa e suas contribuições para os países por meio de suas intervenções em ações práticas e informativas”, explica Barnyson.

Saiba mais sobre o Programa de Estágio Profissional Afirmativo

Video sobre a 1a edição, em 2021, do estágio afirmativo do UNAIDS Brasil.
Verified by MonsterInsights