Governos se mobilizam para incrementar recursos para acabar com a AIDS até 2030

Os Estados Unidos, Holanda e Alemanha, três grandes países doadores, anunciaram aumento além dos recursos já prometidos, para apoiar o trabalho do UNAIDS, baseado nos direitos humanos, para acabar com a AIDS. O anúncio foi feito no centro global do UNAIDS, em Genebra.

Os Estados Unidos, maior financiador do UNAIDS, anunciaram incremento de US$ 5,2 milhões, além dos US$ 50 milhões já prometidos no início de 2022. A Alemanha anunciou um adicional de 500 mil euros, e a Holanda prometeu um adicional de 3 milhões de euros, além de aumento de 15% no financiamento e um acordo plurianual com o UNAIDS para garantir financiamento para o triênio 2023-2025.

“Ter um financiamento completo do UNAIDS é importante porque a AIDS ainda é uma epidemia para a qual não há vacina nem cura, mas é uma epidemia que podemos tratar. É uma epidemia que afeta pessoas mais vulneráveis, mais marginalizadas e oprimidas, [nestas populações] é onde o UNAIDS desempenha um papel central”, disse Kitty Van der Heijden, vice-ministra de Cooperação para o Desenvolvimento da Holanda. “O UNAIDS precisa ser capacitado para entregar o que faz bem, e isso está ajudando a prevenir e tratar o HIV – nós encorajamos outros países doadores a se apresentarem”.

Em julho, o UNAIDS divulgou o relatório In Danger (Em Perigo, em tradução para o português) mostrando que a resposta à AIDS estava sob uma tensão ainda maior com a crise da COVID e a guerra na Ucrânia. Em 2021, uma pessoa morreu a cada minuto por uma doença relacionada à AIDS e a cada dois minutos uma jovem mulher foi recém-infectada com o HIV.

“A AIDS continua sendo uma pandemia mortal e não podemos nos dar ao luxo de parar agora”, disse Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS. “O UNAIDS desenvolveu uma estratégia que nos colocará em um caminho para acabar com a AIDS, salvando a vida de milhões de pessoas, acabando com as desigualdades que impulsionam as pandemias e construindo sistemas de saúde mais fortes, mas, para que isso aconteça, precisamos de financiamento. Acolhemos com satisfação as promessas adicionais de apoio ao UNAIDS que reforçarão nossos esforços para alcançarmos os objetivos”.

O texto original, em inglês, pode ser conferido aqui.

Verified by MonsterInsights