Webinário promove diálogo sobre o andamento e os desafios da resposta ao HIV no Brasil

O Relatório Global sobre AIDS “Em Perigo”, lançado em julho, foi tema de um webinar organizado pelo UNAIDS para compartilhar dados e informações e falar sobre os desafios da resposta ao HIV no Brasil. No início do evento, Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil, apresentou uma visão geral dos dados globais do relatório, destacando que o título do documento (“Em Perigo”) indica um sinal muito preocupante sobre a forma como a resposta à pandemia de AIDS foi afetada pelas recentes crises, como a da COVID-19 e a guerra na Ucrânia.  

Os dados coletados a partir dos países e apresentados no Relatório estimam que há um enfraquecimento na resposta ao HIV, o que afeta diretamente a vida das pessoas, especialmente as que estão em situação de maior vulnerabilidade, além de comprometer o alcance da meta de acabar com a AIDS como ameaça a saúde pública até 2030. 

A Dra. Angelica Espinosa Miranda, diretora substituta do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde, fez uma apresentação na qual falou sobre como está o avanço do país na resposta ao HIV, incluindo os dados sobre tratamento, diagnóstico e prevenção. Entre os desafios apresentados por ela figuram o aumento de novas infecções entre homens jovens, a dificuldade de acesso de populações-chave aos serviços ofertados e a existência, ainda, de uma proporção significativa de diagnósticos tardios.

O webinário abriu espaço para que as pessoas da sociedade civil pudessem compartilhar suas dúvidas, sugestões e pontos de atenção sobre a resposta ao HIV no Brasil. Houve um forte reforço na importância de focar a resposta nas desigualdades, estigma e discriminação. Alguns dos outros pontos abordados incluíram a necessidade de um olhar direcionado para a questão da mulher; a consideração sobre as particularidades locais; a importância da educação para a sexualidade, especialmente para a população jovem; a necessidade de incorporar os saberes e dados gerados a partir da sociedade civil; e o tema da saúde mental das pessoas vivendo com HIV. 

Claudia Velasquez concluiu o webinário destacando a importância deste tipo de canal de diálogo e chamando a atenção para a importância do trabalho em conjunto entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil, com as comunidades no centro da resposta ao HIV, que é um dos pilares da estratégia global para AIDS 2021-2026

Verified by MonsterInsights