UNAIDS demanda resposta global urgente à Mpox com base em direito à saúde pública e acesso igualitário às vacinas

O UNAIDS demandou hoje aos governos para que respondam urgentemente à declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a Varíola dos Macacos, causada pelo vírus Mpox, como uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional. A OMS recebeu mais de 16 mil relatos de casos em 75 países. O surto está ocorrendo particularmente, mas não exclusivamente, entre gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH).    

“A Organização Mundial da Saúde emitiu apelo urgente baseado em evidências claras de que a Varíola dos Macacos representa uma ameaça global à saúde das comunidades e requer uma resposta global”, disse Matthew Kavanagh, diretor executivo adjunto do UNAIDS. 

“Este surto pode ser interrompido se governos, serviços de saúde, comunidades e empresas farmacêuticas agirem com urgência. Baseando-se nas difíceis lições e aprendizagens da resposta à epidemia de AIDS, ações eficazes de saúde pública devem ser orientadas pelos princípios de solidariedade, igualdade, não discriminação e inclusão. O vírus da Mpox, causador da Varíola dos Macacos, é disseminado por meio do contato físico e pode afetar qualquer pessoa, mas atualmente causa maior impacto em homens gays e homens que fazem sexo com homens que, em muitas comunidades, enfrentam discriminação.

O estigma e a discriminação limitam as respostas às epidemias e não abordam as barreiras no acesso, o que faz com que pessoas com sintomas prefiram a clandestinidade, deixando de proteger sua saúde e de sua comunidade. Também pode levar as autoridades de saúde pública a não agirem com a urgência necessária. Em vez de discriminação, pedimos às pessoas que demonstrem empatia e apoio por quem for infectado pelo vírus Mpox. O UNAIDS também está demandando aos países que estabeleçam parcerias e envolvam as comunidades afetadas no desenvolvimento, implementação e monitoramento de todas as etapas da resposta.”  

“Estamos preocupados que alguns países de baixa e média rendas estejam sem acesso às vacinas que estão sendo distribuídas agora em países de alta renda. A repetição do nacionalismo e da desigualdade de vacinas prolongará o surto e aprofundará injustamente o sofrimento causado por este vírus. Pedimos aos governos e fabricantes de vacinas que trabalhem em conjunto para garantir que todas as pessoas que necessitem possam ter acesso e se beneficiar das vacinas, inclusive as pessoas afetadas em países endêmicos.” 

“O UNAIDS gostaria de reconhecer a liderança de organizações lideradas por comunidades de gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens que, em muitos países, têm avançado na resposta ao surto, aumentando a conscientização, desafiando a desinformação e apoiando esforços de vacinação.” 

O surto de Varíola dos Macacos evidencia que as comunidades continuarão a enfrentar ameaças virais e que a coordenação e solidariedade internacional são essenciais para a saúde pública, na medida em que os vírus só podem ser superados globalmente. 

O UNAIDS pede a todos os meios de comunicação que fazem cobertura sobre Varíola dos Macacos que sigam as atualizações regulares emitidas pela OMS. 

Verified by MonsterInsights