UNAIDS e UNESCO levam prevenção combinada ao HIV e educação integral em sexualidade para a 21ª Feira Cultural da Diversidade da Parada do Orgulho LGBT+

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estiveram presentes na 21ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+, que aconteceu no Largo do Arouche, na região central de São Paulo, no dia 16 de junho. Entre as atividades que aconteceram ao longo do dia, visitantes puderam testar seus conhecimentos sobre gênero e sexualidade e também tiveram acesso a preservativos, géis lubrificantes e autoteste para o HIV.

“Estamos muito felizes em voltar às ruas com a Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que é um importante espaço de troca de experiências, vivências e networking. Mas não apenas isso. A Feira também oferece oportunidade de gerar renda para os comerciantes e artesãos LGBT+, além de serviços na área da saúde, educação e cidadania”, reforça Matheus Silva, membro da diretoria na APOLGBT-SP.

Segundo a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), ao longo do dia circularam cerca de 200 mil pessoas pela Feira.  Houve, ainda, uma feira de arte queer, na qual artistas plásticos tiveram a oportunidade de comercializar suas obras. Além do UNAIDS e UNESCO, participaram também a Organização Internacional do Trabalho (OIT), governo, pequenos empreendimentos, empresas privadas, ONGs e instituições sociais que promovem ações em favor dos direitos humanos voltados à população LGBTQIA+.  

“Participar da Feira da Diversidade representou uma oportunidade excelente para conversar e interagir diretamente com as pessoas em temas tão importantes como a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do HIV”, diz Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil.  

Na feira, o UNAIDS e a UNESCO fizeram uma dinâmica sobre educação sexual integral com visitantes, compartilharam informação sobre prevenção combinada ao HIV e distribuíram materiais informativos, adesivos, autoteste para HIV, gel lubrificante e preservativos, fornecidos pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.

Para Marlova Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil, “a educação em sexualidade de qualidade e a prevenção combinada ao HIV, baseadas na ciência e apropriadas para cada faixa etária, podem contribuir com novas habilidades e conhecimentos e, assim, garantir um futuro mais saudável para os jovens”. 

Acesse aqui materiais sobre prevenção combinada do HIV.

Acesse aqui materiais sobre educação integral em sexualidade preparados pela UNESCO.

Verified by MonsterInsights