UNAIDS disponibiliza para download material informativo sobre prevenção combinada

Em 2021, o UNAIDS enviou para as secretarias estaduais de saúde e as secretarias de saúde das capitais brasileiras um pacote de material informativo sobre prevenção combinada, com destaque para a profilaxia pré-exposição (PreP).

O material, composto por cartazes, folders e adesivos, foi impresso para ser distribuído diretamente nos locais de atenção às populações-chave para o HIV, especialmente mulheres trans, profissionais do sexo, gays e homens que fazem sexo com outros homens. Também é possível ter acesso aos materiais confeccionados acessando a página de prevenção combinada no site do UNAIDS. Após o preenchimento de algumas informações, um link será disponibilizado para download de todo o material com as especificações de impressão detalhada para cada formato, além de outras informações sobre prevenção combinada e acesso a uma cartilha sobre o tema. 

Claudia Velasquez, representante do UNAIDS no Brasil, e Bruno Kauss, assistente de Programas do UNAIDS, na Coordenação de HIV da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul
O que é Prevenção Combinada? 

A Prevenção Combinada usa diferentes abordagens e estratégias para prevenir a infeção pelo HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)  Entre os métodos que podem ser combinados, estão a testagem regular para o HIV, a prevenção da transmissão vertical, o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais, programas de redução de danos para pessoas que fazem uso de álcool e outras substâncias, distribuição gratuita de preservativos, profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP), entre outras abordagens. 

A prevenção combinada também traz benefícios para as pessoas que vivem com HIV, pois com o acompanhamento médico e a adesão continuada ao tratamento com medicamentos antirretrovirais (TARV), a carga viral é diminuída a níveis indetectáveis. Assim, a transmissão do vírus é suprimida por contato sexual. 

Materiais de Prevenção Combinada 

O material sobre prevenção combinada confeccionado pelo UNAIDS é composto por cartazes com informações sobre PreP direcionados para homens gays, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), pessoas trans e profissionais do sexo. 

Há também um folder com informações sobre a utilização do PreP e adesivos com a frase “Tome a PreP para evitar o HIV”. 

Verified by MonsterInsights