UNAIDS lança campanha ‘Unbox Me’ para defender os direitos de crianças trans

Na preparação para o Dia Internacional da Visibilidade Trans, comemorado em 31 de março, o UNAIDS lançou uma iniciativa para conscientizar pais e mães, profissionais de educação e a comunidade em geral sobre identidade de gênero durante a infância.

A campanha Unbox Me (Permita-me, em tradução livre para o português) chama atenção para os direitos de crianças trans. A maioria das crianças adora ter caixas ou lugares secretos nos quais podem esconder com segurança e proteção objetos e bens preciosos. Os objetos escondidos podem revelar muito sobre a criança, quem ela é, do que gosta e quais são seus sonhos. Para algumas crianças trans, este ato de guardar tesouros em uma caixa torna-se uma forma de esconder sua identidade de gênero de possíveis desaprovações. Unbox Me busca dar visibilidade às crianças trans. É um apelo à inclusão e aceitação.

Na Índia, mais de 90% das pessoas trans deixam suas casas ou são expulsas aos 15 anos de idade. Inevitavelmente, muitas acabam vivendo na rua, sem dinheiro ou educação e dependendo do trabalho sexual. Apesar da campanha enfocar o caso da Índia, o tema de aceitação e inclusão é universal.

No Brasil, por exemplo, segundo dados do Mapa de Assassinatos de Travestis e Transexuais no Brasil, divulgado pela ANTRA em 2017, a idade média em que jovens trans e travestis são expulsas de casa é de 13 anos.

Pessoas trans ao redor do mundo são frequentemente marginalizadas e sofrem discriminação e violência. Como resultado, têm um risco 34 vezes maior de adquirir o HIV do que outras pessoas adultas. Atualmente, 24 países no mundo têm legislações que criminalizam pessoas trans. Por exemplo, no início da resposta da COVID-19, alguns governos instituíram dias específicos de mobilidade em função do gênero durante os lockdowns, o que resultou em prisões contra pessoas trans por estarem circulando no dia “errado”.

O estigma, discriminação e a criminalização tendem a tornar invisíveis pessoas trans e pessoas com diferenças de gênero, com formas extremas de discriminação que levam até mesmo à negação da existência de pessoas com diferenças de gênero.

O UNAIDS trabalha junto à comunidade trans, organizações da sociedade civil e governos de todo o mundo para descriminalizar as pessoas trans, garantir seus direitos e assegurar que elas tenham acesso à saúde, educação e proteção social e que sejam protegidas contra abuso e exploração.

Muitos de nós tomam nossa identidade de gênero como certa, mas para muitas crianças não é tão fácil. É uma questão de sobrevivência diária, um desafio diário. As crianças de todo o mundo devem ser apoiadas na expressão de sua identidade livremente

Mahesh Mahalingam, diretor de comunicação do UNAIDS

Na Índia, a campanha Unbox Me conquistou apoio entre a comunidade educacional. Profissionais da educação em muitas escolas em todo o país estão usando as caixas destacadas na campanha como um início de conversa para aumentar a conscientização sobre a identidade de gênero.

Muitas personalidades proeminentes e lideranças comunitárias locais também participaram da campanha Unbox Me.

Confira o vídeo da campanha global Unbox Me
Campanha global Unbox Me
Verified by MonsterInsights