UNAIDS abre vagas para o Programa de Estágio Profissional Afirmativo

O Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) abre processo seletivo para o Programa de Estágio Profissional Afirmativo, com vagas para as equipes de Comunicação e Programas.

O Programa de Estágio Profissional Afirmativo é uma ação do UNAIDS voltada para garantir que pessoas pertencentes às populações-chave para o HIV possam ter a oportunidade de trabalhar com o tema, adquirir novas competências e habilidades nas áreas de atuação do UNAIDS e, dessa forma, potencializar o alcance de seus objetivos profissionais.

Ao todo, serão ofertadas duas vagas, uma para cada área. As candidaturas às vagas ocorrem exclusivamente pela internet, pelo formulário de inscrição, e devem ser feitas entre os dias 14 e 24 de fevereiro.

“Com o Programa de Estágio Afirmativo buscamos abrir uma oportunidade para jovens estudantes das populações-chave conhecerem mais sobre o trabalho do UNAIDS e aprofundarem seus conhecimentos e suas práticas na resposta ao HIV”, diz Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil. “Para nós, o Programa é muito importante, também, porque vemos o nosso trabalho ser enriquecido pelas visões e experiência que cada jovem traz”, finaliza.

O Programa de Estágio Profissional Afirmativo terá duração de 6 meses, com valor de bolsa de aproximadamente R$ 3.000,00. As informações completas sobre requisitos para preenchimento de cada oportunidade de estágio podem ser conferidas na área destinada às vagas no site do UNAIDS.

O UNAIDS reforça e incentiva a candidatura de pessoas que vivem com HIV, mulheres, pessoas pretas, migrantes e refugiadas, comunidade LGBTQIA+ e comunidade indígena.

Primeira edição do Programa de Estágio Profissional Afirmativo

Na primeira edição do Programa de Estágio Profissional Afirmativo, em 2021, participaram Leonardo Moura, jovem gay que vive com HIV e representante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA), e Carolina Parisotto, mulher trans e advogada.

Durante o programa de estágio, Carolina e Leonardo lideraram a produção da cartilha “Viver em Positivo”, que tem o objetivo de oferecer um material com informações e sugestões essenciais sobre o acesso a direitos sociais, zero discriminação e participação social a jovens vivendo com HIV/AIDS.

“A partir do programa do estágio afirmativo do UNAIDS eu pude desenvolver as habilidades necessárias, como aprofundar meu conhecimento na língua inglesa e também de estar em um ambiente multicultural”, destaca Leonardo. “O estágio afirmativo também tem esse viés de estruturalmente permitir esse impulsionamento da transformação social, de forma que as populações-chave possam também ter acesso e permanência nesses espaços”, completa Carolina.

Conheça Carolina Parisotto, estagiária de operações em 2021

Conheça Leonardo Moura, estagiário de comunicação em 2021

Saiba mais sobre o Programa de Estágio Profissional Afirmativo
Verified by MonsterInsights