Luc Montagnier, codescobridor do HIV, morre aos 89 anos

O virologista francês, Luc Montagnier, lamentavelmente morreu esta semana. Montagnier era um especialista em retrovírus e pioneiro na ciência do HIV. Fundou e dirigiu a Unidade de Oncologia Viral no Instituto Pasteur na França, onde liderou a equipe que descobriu o HIV, pesquisa que foi publicada pela primeira vez na revista Science em 1983.

Ele foi um dos primeiros defensores a promover a prevenção e do tratamento do HIV e atuou, incansavelmente, contra o estigma e a discriminação direcionados às pessoas que vivem com – e são afetadas – pelo HIV. Em 2008, recebeu conjuntamente com o pesquisador Françoise Barré-Sinoussi o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta do HIV.

“Luc Montagnier dedicou sua vida à ciência, e sua participação na codescoberta do HIV abriu caminho para a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos antirretrovirais que salvaram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS. “O UNAIDS envia as sinceras condolências à sua família e amigos neste momento difícil”.

Desde o início da pandemia de AIDS, 79 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV e 39 milhões de pessoas morreram por doenças relacionadas à AIDS. Em 2020, havia cerca de 38 milhões de pessoas vivendo com o vírus, 10 milhões das quais não tinham acesso ao tratamento – demonstrando a necessidade urgente de acabar com a pandemia causada pelo vírus que foi descoberta por Luc Montagnier há 40 anos.

Verified by MonsterInsights