Comunicado à imprensa

Em meio à ofensiva militar em andamento contra a Ucrânia, o UNAIDS pede a proteção dos profissionais de saúde e a continuidade ininterrupta dos serviços de saúde e de resposta ao HIV para todas as pessoas, incluindo as que vivem e são afetadas pelo HIV. A Ucrânia tem a segunda maior epidemia de AIDS na região. Estima-se que existam 250 mil pessoas vivendo com HIV no país, das quais 156 mil fazem uso da terapia antirretroviral, que gera a demanda diária do uso dos medicamentos para que as pessoas permaneçam vivas e saudáveis.

“As pessoas que vivem com HIV na Ucrânia têm disponíveis apenas algumas semanas de terapia antirretroviral e, sem o acesso contínuo, suas vidas correm risco”, diz Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS. “As centenas de milhares de pessoas que vivem e são afetadas pelo HIV na Ucrânia devem ter acesso ininterrupto a serviços de HIV que salvam vidas, incluindo prevenção, teste e tratamento.”

Até o momento, o governo da Ucrânia, juntamente com a sociedade civil e organizações internacionais, tem implementado uma das maiores e mais eficazes respostas ao HIV na Europa Oriental e Ásia Central. No entanto, com a ofensiva militar em curso, os esforços e ganhos obtidos na resposta ao HIV correm sério risco de serem revertidos, colocando ainda mais vidas em perigo.

O direito à saúde e o acesso aos serviços de HIV devem ser sempre protegidos e os profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e as pessoas em atendimento nunca devem ser alvos de um conflito. O conflito militar em curso afetou a todas as pessoas na Ucrânia, mas provavelmente será particularmente difícil para aquelas que vivem com HIV e populações-chave, incluindo pessoas que usam drogas, profissionais do sexo, homens gays e outros homens que fazem sexo com homens e pessoas trans.

O secretário geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, destacou que a ONU está empenhada em apoiar as pessoas na Ucrânia, que já sofreram “tantas mortes, destruição e deslocamentos” da ofensiva militar, em seu momento de necessidade.

Com o apoio do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, do United States President’s Emergency Plan for AIDS Relief e UNAIDS, o Governo da Ucrânia e organizações parceiras da sociedade civil vêm prestando serviços de prevenção e tratamento para pessoas vivendo com HIV e populações-chave em toda a Ucrânia por muitos anos e o UNAIDS está pronto para dar mais apoio durante a crise em curso.

A equipe do UNAIDS permanece no terreno na Ucrânia, trabalhando para garantir que as pessoas que vivem com HIV e as populações-chave tenham acesso contínuo a serviços que salvam vidas, com foco particular nos civis mais vulneráveis. O UNAIDS continuará a apoiar a prevenção, testagem, tratamento, cuidados e apoio ao HIV para pessoas em toda a Ucrânia afetadas pela crise.

Verified by MonsterInsights