A resposta global à AIDS perde um grande aliado

O UNAIDS está profundamente triste com a morte do Arcebispo Desmond Tutu, que lutou contra o apartheid na África do Sul e combateu o racismo e a injustiça em todo o mundo.

Desmond Tutu foi uma voz poderosa na luta contra a AIDS, combatendo a negação, exigindo acesso ao tratamento para todas as pessoas, clamando contra a discriminação de pessoas vivendo com HIV, e defendendo os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, mulheres e crianças. Seu trabalho na prevenção e tratamento do HIV e da tuberculose mudou os o modelo global e salvou muitas vidas.

“Um gigante caiu. O arcebispo Tutu foi um lutador pela liberdade, um homem santo, um grande herói que desempenhou um papel histórico na libertação da África”, disse Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS. “Ele era um líder que chamou a atenção mundial para a injustiça de uma forma que poucos poderiam, além de um defensor dos direitos de todas as pessoas que vivem com e são afetadas pela AIDS. Milhões estão vivas e livres hoje por causa do caminho que ele traçou e da esperança que ele trouxe a este mundo”.

O Arcebispo Tutu foi sincero ao pedir pelo fim do negacionismo da AIDS na África do Sul. Ele lutou pelo acesso a medicamentos que salvam vidas. “As pessoas, não os lucros, devem estar no centro da lei de patentes de medicamentos”, disse ele enquanto convocava as empresas farmacêuticas a tornarem acessíveis os medicamentos para a AIDS. Ele também foi um defensor dos direitos dos gays. Ele comparou as leis que criminalizam formas de amor humano como leis do apartheid—”tão obviamente erradas”, disse ele.

O arcebispo Desmond Tutu foi um defensor da prevenção da infecção pelo HIV em adolescentes e jovens. Ele copresidiu a comissão do UNAIDS para a prevenção do HIV em 2011, o que levou a estabelecer metas globais ousadas para a prevenção do HIV. Ele exaltou a juventude para que assumissem a liderança sobre a resposta à AIDS. “São necessárias ações ousadas e honestas, e esperamos que as lideranças das próximas gerações produzam uma mudança positiva nas atitudes e ações”, disse o Arcebispo Desmond Tutu enquanto dialogava com jovens lideranças em Robben Island , na África do Sul, sobre a prevenção do HIV.

“O UNAIDS perdeu um amigo, guia e mentor”, disse Winnie Byanyima. “Nossos pensamentos estão com sua família, o povo da África do Sul e muitas pessoas em todo o mundo cujas vidas ele tocou e mudou para melhor.”

Verified by MonsterInsights