UNAIDS parabeniza Nova Zelândia por finalizar restrições de viagem para pessoas que vivem com HIV

UNAIDS parabeniza o anúncio feito pela Nova Zelândia que eliminou todas as restrições de viagem para pessoas vivendo com HIV. A recente decisão da Imigração da Nova Zelândia de remover o HIV da lista de condições médicas consideradas passíveis de impor custos ou exigências significativas aos serviços de saúde da Nova Zelândia significa que a proibição geral para pessoas vivendo com HIV de obter um visto de residente foi oficialmente removida.

A legislação, políticas e práticas que proíbem o movimento de pessoas vivendo com HIV são discriminatórias e frequentemente limitam suas oportunidades de viajar, trabalhar e estudar no exterior. O UNAIDS defende o direito à liberdade de movimento e à não-discriminação para acabar com as desigualdades enfrentadas pelas pessoas vivendo com HIV. Não há evidências de que restrições à entrada, permanência ou residência de pessoas vivendo com HIV protejam a saúde pública.

“Exalto a Nova Zelândia por dar este importante passo e espero que o país incentive outros países a remover todas as restrições de viagem e outras políticas que discriminam as pessoas vivendo com HIV”

Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS

Com a remoção das restrições da Nova Zelândia, o UNAIDS conta com 46 países, territórios e áreas (que pode ser baixado em português) que continuam a impor alguma forma de restrição à entrada, permanência e residência de pessoas vivendo com HIV com base em seu status de HIV.

Verified by MonsterInsights