40 anos de campanha para igualdade de acesso a medicamentos que salvam vidas

Um olhar para trás sobre os primeiros dias do ativismo relacionado à AIDS destaca os paralelos com a resposta global à COVID-19. 

Imagens inéditas de ativistas da AIDS do início dos anos 90 em campanha por medicamentos que salvam vidas, mostram que, com slogans como “AIDS $ agora”, ativistas da AIDS de ontem inspiram ativistas de hoje em sua demanda por acesso igualitário às vacinas da COVID-19.

Entretanto, as fotos também destacam como 40 anos após a descoberta dos primeiros casos de AIDS, o mundo está repetindo os mesmos erros em sua resposta à COVID-19, pois as desigualdades continuam a ser o combustível das infecções e mortes.  

As fotos, tiradas pela fotógrafa francesa Elizabeth Carecchio, mostram pessoas marchando para o tratamento do HIV em uma manifestação em maio de 1990 nos Institutos Nacionais de Saúde em Washington, DC, Estados Unidos. Os registros são um lembrete do papel central desempenhado por ativistas ao longo dos anos, inclusive hoje em dia, pois continuam a defender um acesso mais justo ao tratamento e às vacinas. Em resumo, essas pessoas estão fazendo campanha para que o mundo coloque as pessoas à frente dos lucros, uma chamada central da Vacina Popular para a COVID-19, da qual o UNAIDS se orgulha de fazer parte.

Verified by MonsterInsights