Vídeo “Acabar com as desigualdades. Acabar com a AIDS” envia uma mensagem poderosa para líderes mundiais

Após 40 anos desde que os primeiros casos de AIDS foram relatados, um grupo de celebridades e pessoas apoiadoras de alto nível da resposta ao HIV apareceram em um novo vídeo como parte de uma campanha para manter as lideranças mundiais em seus compromissos de acabar com a epidemia da AIDS até 2030. O filme, Uma Mensagem às Líderanças Mundiais sobre o Fim da AIDS, mostra como a epidemia de HIV continua sendo uma emergência de saúde global e que muitas pessoas estão sendo deixadas para trás na resposta, porque as desigualdades subjacentes que impulsionam a epidemia não estão sendo abordadas.

Ao lado da Diretora Executiva do UNAIDS, Winnie Byanyima, o vídeo apresenta celebridades e pessoas apoiadoras que fazem parte do movimento mundial do HIV de longa data, incluindo Kenneth Cole, Toumani Diabaté, Youri Djorkaeff, David Furnish, Sir Elton John, Princesa Stéphanie de Mônaco, Sheryl Lee Ralph, Stéphanie Seydoux, Charlize Theron, Brigitte Touadera, Yousra e outras.

As pessoas são convidadas a aderir à campanha enviando suas próprias mensagens às lideranças mundiais nas mídias sociais usando a hashtag #EndInequalitiesEndAIDS (#AcabarComAsDesigualdadesAcabarComAAIDS, em tradução livre para o português) e assinando uma carta à Prezada Liderança Mundial que expõe o progresso feito contra a epidemia do HIV até o momento, ao mesmo tempo em que exorta a uma ação mais forte para reduzir as desigualdades, mobilizar recursos e capacitar as comunidades que vivem e são afetadas pelo HIV para acabar de vez com a epidemia da AIDS. A carta também expressa preocupação sobre o impacto da COVID-19 nos serviços de HIV e como a pandemia aumentou a vulnerabilidade à infecção pelo HIV entre certos grupos de pessoas, tais como mulheres jovens e meninas por causa de interrupções na escolaridade, casamento infantil e violência baseada no gênero.

A campanha reflete a recentemente adotada Estratégia Global UNAIDS para AIDS 2021-2026: Acabar com as Desigualdades, acabar com a AIDS, e apoia os resultados da Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre AIDS de 2021. Na reunião, os Estados-membros apoiaram a Declaração Política sobre HIV e AIDS de 2021: Acabar com as Desigualdades e Entrar no Rumo do Fim da AIDS até 2030, que estabelece novas metas para a prevenção e tratamento do HIV e a redução do estigma e da discriminação relacionados ao HIV. Se essas metas forem atingidas até 2025, o mundo estará no caminho certo para acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As metas buscam garantir que 95% dos serviços de HIV sejam prestados às pessoas que necessitam, a redução do número de novas infecções pelo HIV anualmente para menos de 370 mil e a redução das mortes relacionadas à AIDS para menos de 250 mil.

Progressos incríveis foram feitos contra o HIV durante as últimas quatro décadas, com o número de pessoas em tratamento antirretroviral que salvam vidas mais que triplicou desde 2010. Mas a campanha chama a atenção para quem ficou para trás, como mulheres jovens e meninas, homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans e pessoas que usam drogas. O recente relatório divulgado pelo UNAIDS “Compromissos Globais, ações locais”, mostra que 10,2 milhões de 37,6 milhões de pessoas vivendo com HIV globalmente ainda estão esperando por tratamento. Somente no ano passado, 690 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS e houve 1,5 milhão de novas infecções por HIV em todo o mundo.

O vídeo foi lançado durante a 48ª reunião da Junta de Coordenação do Programa, conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB). O vídeo e a carta às lideranças mundiais podem ser encontrados aqui (em inglês).

DESTAQUES IMPORTANTES

“Precisamos que os governos façam sua parte, precisamos que as comunidades se mobilizem e se organizem, precisamos que a sociedade civil defenda aqueles e aquelas que compreendem a necessidade de solidariedade mundial, aqueles e aquelas cujos corações lhes dizem que a coisa certa a fazer é cuidar da humanidade, devem organizar e vencer o debate público.”
Winnie Byanyima, Diretora Executiva do UNAIDS e Subsecretária Geral das Nações Unidas

“O estigma associado [à AIDS] era indiscutivelmente pior do que a própria doença. Se trabalharmos de forma conjunta para atingir estes objetivos comuns [na prevenção e tratamento do HIV] e se forem atingidos até 2025, o mundo estará novamente no caminho certo para acabar com a AIDS como uma crise de saúde pública até 2030.”
Kenneth Cole, designer, ativista e Embaixador da Boa Vontade Internacional do UNAIDS

“É importante que continuemos esta luta e redobremos nossos esforços. É urgente.”
Toumani Diabaté, músico e Embaixador da Boa Vontade Internacional do UNAIDS

“O vírus não desapareceu. O acesso à prevenção, ao tratamento e aos cuidados continua sendo uma prioridade vital.”
Youri Djorkaeff, Diretor Geral da Fundação FIFA

“As pessoas que se sentem marginalizadas e afastadas da sociedade é aí que o HIV tende a entrar e a se enraizar mais. [Precisamos] garantir que todas as pessoas que estão mais expostas ao risco de contrair o HIV se sintam seguras, se sintam amadas e tenham acesso ao teste e ao tratamento de que precisam”.
David Furnish, Presidente, Fundação Elton John AIDS

“Crianças da Indonésia foram expulsas de suas escolas quando profissionais da educação e pais descobriram que elas viviam com HIV”
Atiqah Hasiholan, atriz, modelo e Embaixadora da Boa Vontade do UNAIDS para a Indonésia

“Fizemos muitos progressos científicos e médicos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. [Acabar com a AIDS] é um sonho realizável, mas o que temos que fazer é acabar com o estigma. Devemos continuar a dar às pessoas em todo o mundo a esperança de que a AIDS está na agenda. Não podemos deixar essas pessoas para trás. Todas as pessoas nascem iguais, todas devem ser tratadas da mesma maneira.”
Sir Elton John, músico e fundador da Fundação Elton John AIDS

“Hoje, as pessoas vivendo com HIV podem desfrutar de vidas longas e saudáveis com um comprimido por dia. Precisamos de um novo compromisso para acabar com a ignorância, o estigma e, sim, às vezes, é o silêncio que nos separa do fim da epidemia da AIDS.”
Sheryl Lee Ralph, atriz, cantora, autora e ativista

“Sabemos como acabar com a AIDS e temos as ferramentas para fazê-lo.”
Stéphanie Seydoux, Embaixadora da França para a Saúde Global

“Podemos encorajar nossas lideranças a fornecer os meios para deter esta pandemia.”
Princesa Stéphanie de Mônaco, Embaixadora da Boa Vontade Internacional do UNAIDS

“Há uma razão simples para estarmos longe do nosso objetivo: a desigualdade. As populações-chave com maior probabilidade de se contrair HIV têm menor probabilidade de ter acesso aos serviços de que precisam para sobreviver. Se você vive ou morre por doenças relacionadas à AIDS ainda é muito frequentemente determinado por quem você é, quem você ama e onde você vive.”
Charlize Theron, atriz, fundadora do projeto Charlize Theron Africa Outreach Project e Mensageira da Paz das Nações Unidas

“Infelizmente, a complacência está se instalando e as desigualdades estão se aprofundando. Apelo às lideranças de todo o mundo para que se comprometam com um mundo sem AIDS.”
Brigitte Touadera, Primeira-Dama da República Centro-Africana

“Muitas pessoas não estão acessando os serviços por medo de serem reconhecidas ou julgadas ou por causa da segurança pessoal e da segurança.”
Pia Wurtzbach, Miss Universo 2015 e Embaixadora da Boa Vontade do UNAIDS para a Ásia e o Pacífico

“Para acabar com a AIDS, precisamos falar sobre isso. O HIV não discrimina. Nós discriminamos.”
Yousra, atriz, cantora e Embaixadora da Boa Vontade do UNAIDS para o Oriente Médio e o Norte da África

Verified by MonsterInsights