Metas sobre AIDS para 2025: a próxima geração de objetivos para a resposta global à AIDS

Em uma sessão na Conferência da Sociedade Internacional de AIDS sobre ciência do HIV, participantes discutiram as novas metas sobre AIDS para 2025, que estão incluídas na Estratégia Global de AIDS 2021-2026 do UNAIDS (em inglês) e na Declaração Política das Nações Unidas sobre AIDS 2021 (em inglês).

A sessão visava tornar os objetivos de 2025 mais amplamente conhecidos entre as pessoas que acompanhavam a conferência. O painel foi moderado por Luisa Frescura e apresentado por Shannon Hader, diretora executiva adjunta de Programas do UNAIDS. O painel incluiu Adele Benzaken, copresidente do processo de definição de metas, Aleny Couto, Mandisa Dukashe, Birgit Poniatowski, Erik Lamontagne, Peter Ghys e José A. Izazola.

As diferentes metas, incluindo objetivos para serviços, integração e viabilizadores da sociedade, foram discutidas, enquadradas dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e foram destacados os recursos financeiros necessários para alcançá-las em países de baixa e média renda.

As metas globais para a resposta à AIDS em 2025 são mais granulares do que as metas para 2020. Elas reconhecem que são necessários profissionais de capacitação social, de serviços e de sistemas para alcançar os altos níveis de cobertura de serviços e o impacto necessário, enquanto enfatizam a importância de integrar a resposta ao HIV para alcançar a cobertura universal da saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A sessão ouviu que as recomendações para serviços de prevenção são dadas de acordo com as necessidades específicas das populações ou grupos e sua possibilidade de exposição ao risco de adquirir o HIV, com um foco particular dado às populações-chave. Participantes também ouviram que os serviços de testagem e tratamento precisam ser ampliados em cada subgrupo, a fim de evitar que sejam deixados para trás e escondidos na média geral de cobertura.

As pessoas participantes observaram que as metas ambiciosas são alcançáveis e mostram claramente o caminho para alcançar uma resposta sustentável ao HIV em nível global.

DESTAQUES
“As novas metas para 2025 são de fato mais ambiciosas em comparação com as de 2020; na verdade, elas têm que ser para informar a concepção de programas eficazes para o futuro.”.
Peter Ghys, diretor do Departamento De Informação Estratégica, UNAIDS

“Devido à falta de progresso nos últimos anos, as necessidades de recursos atingirão agora um pico de US$ 29 bilhões até 2025, em vez de atingir um pico de US$ 26 bilhões até 2020, e então diminuirão. Se os países atingirem estas metas ambiciosas, um maior número de pessoas será beneficiado pelo recebimento dos serviços necessários, e um benefício mais amplo será alcançado à medida que a epidemia de AIDS transitará para uma fase controlada; as necessidades de recursos deixarão de crescer, e então começarão a diminuir”.
Jose A. Izazola, conselheiro especial de Monitoramento de Recursos e Finanças, UNAIDS

“Metas também são necessárias para a ciência do HIV. Ter metas ambiciosas não é contraditório com ser realista. Na verdade, um aspecto apoia o outro.”
Birgit Poniatowski, diretora executiva da Sociedade Internacional de AIDS

Verified by MonsterInsights