Junta de Coordenação discute o caminho a seguir para o novo orçamento, resultados e estrutura de responsabilidade do UNAIDS 2022-2026

A 48ª reunião da Junta de Coordenação de Programa do UNAIDS (PCB), que teve início em 29 de junho de 2021, encerrou-se em 2 de julho.

Na sua fala inicial, a Diretora Executiva do UNAIDS, Winnie Byanyima, atualizou o PCB sobre o progresso feito nas áreas prioritárias em que ela se comprometeu a se concentrar em sua primeira reunião do PCB, em dezembro de 2019: desenvolver a próxima estratégia do UNAIDS, transformar a cultura interna do Secretariado do UNAIDS, aumentar e otimizar o uso de recursos para o Programa Conjunto e as prioridades programáticas emergentes para ação.

Refletindo sobre a recente adoção da nova Estratégia Global para AIDS 2021-2026: Acabar com as Desigualdades, acabar com a AIDS e a Declaração Política da Assembleia Geral das Nações Unidas: Acabando com as Desigualdades e Entrando no caminho certo para acabar com a AIDS até 2030, Winnie Byanyima aconselhou os países a não esquecerem o HIV durante a pandemia de COVID-19. “A AIDS ainda não acabou. Ela ainda é uma das pandemias mais mortíferas de nosso tempo. Perdemos quase 35 milhões de pessoas devido à AIDS. E no ano passado, houve 1,5 milhão de novas infecções pelo HIV, todas evitáveis, e 690 mil mortes, todas tratáveis”, disse ela.

Winnie Byanyima falou sobre como o UNAIDS respondeu rapidamente à pandemia de COVID-19, explicando como cerca de 70 escritórios do UNAIDS em todo o mundo apoiaram os planos de resposta e estão engajados em respostas rápidas à COVID-19 e ao HIV. Ela também falou sobre como o UNAIDS está respondendo a uma série de preocupações urgentes sobre direitos humanos desencadeadas pela COVID-19 e lockdowns que estão impactando negativamente o acesso aos serviços de HIV.

Em sua atualização sobre a construção de um local de trabalho seguro, igual e capacitador para todas as pessoas, a Diretora Executiva expôs as ações práticas que haviam sido tomadas para mitigar o impacto da COVID-19 no bem-estar do staff, o progresso feito no Plano de Ação de Gestão para um local de trabalho saudável, equitativo e capacitador para todo o staff do UNAIDS, melhorias no sistema de justiça interna e como a transformação cultural está progredindo.

Durante a reunião do PCB, várias áreas importantes relacionadas com o trabalho do UNAIDS foram discutidas. O relatório financeiro do UNAIDS e os demonstrativos financeiros auditados para 2020 e uma atualização sobre questões estratégicas de gestão de recursos humanos foram examinados. O PCB recebeu, pela primeira vez, um relatório do escritório de ética e uma resposta da administração aos relatórios anuais de supervisão organizacional, incluindo os relatórios de auditores internos e externos.

O PCB também acompanhou o segmento temático da última reunião do PCB sobre câncer cervical e HIV e foi atualizado sobre a resposta ao HIV para populações migrantes e móveis.

Durante a reunião, foi apresentado ao PCB um esboço do Orçamento Unificado do UNAIDS, Resultados e Quadro de Responsabilização (UBRAF) para 2022-2026. A versão final do UBRAF, que maximiza a coerência, coordenação e impacto da resposta das Nações Unidas ao HIV, combinando os esforços dos co-patrocinadores e da Secretaria do UNAIDS de 2022 a 2026, será submetida ao PCB em uma sessão especial em outubro deste ano.

“Com a orientação e apoio do PCB, podemos moldar nossa nova UBRAF para ser uma estrutura sólida e significativa que nos permitirá traduzir nosso compromisso revigorado e o melhor valor para o investimento em ações de resultados em apoio aos países e comunidades, além de continuar a demonstrar forte responsabilidade para com o PCB e a comunidade mais ampla da AIDS”, disse Winnie Byanyima.

Winnie Byanyima agradeceu a Meryame Kitir, Ministra de Cooperação para o Desenvolvimento da Bélgica, por sua liderança política e pelo anúncio de um novo acordo plurianual em apoio ao UNAIDS, modelando uma boa doação e demonstrando verdadeira solidariedade internacional.

John Nkengasong, Diretor dos Centros Africanos para Controle e Prevenção de Doenças, falou sobre o PCB em sua sessão sobre liderança na resposta ao HIV.

O PCB concluiu com um segmento temático sobre COVID-19 e HIV, que explorou a epidemiologia da colisão de pandemias, como a COVID-19 está impactando a programação e as desigualdades do HIV e o papel vital que as comunidades têm desempenhado na mitigação dos impactos, além de como sustentar os ganhos obtidos na resposta ao HIV e construir de volta uma resposta melhor e mais justa ao HIV.

A reunião foi presidida pela Namíbia, com a Tailândia servindo como Vice-Presidente e os Estados Unidos como Relator. O relatório do PCB apresentado pela Diretora Executiva do UNAIDS e as decisões do PCB podem ser encontrados aqui (em inglês).

Verified by MonsterInsights