Reunião da ONU sobre AIDS se encerra com declaração política e metas até 2025

Após semanas de discussões, a Reunião de Alto Nível sobre AIDS da Assembleia Geral das Nações Unidas (em inglês) de 2021 está chegando ao fim com a adoção de uma nova, ambiciosa e viável Declaração Política sobre HIV e AIDS: Acabando com as Desigualdades e Entrando no caminho certo para acabar com a AIDS até 2030. A declaração é baseada em evidências, fundamentada nos direitos humanos e servirá como um importante roteiro para avançar a resposta global ao HIV nos próximos cinco anos.

Avanços importantes foram alcançados em relação à Declaração Política de 2021, incluindo novas metas para garantir que 95% das pessoas mais expostas ao risco de infecção por HIV usem serviços de prevenção combinada do HIV, uma maior ênfase na prestação de serviços liderados pela comunidade — incluindo uma meta para garantir que 80% dos serviços de prevenção para populações-chave sejam prestados pelas comunidades — e um compromisso para acabar com as desigualdades, indo muito além do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10:Redução das desigualdades.

“Gostaria de agradecer a todos os Estados-membros. Nos últimos dois meses, eles redigiram, negociaram e entregaram uma declaração política ousada que guiará os esforços globais para acabar com uma pandemia que tem assolado países e comunidades por 40 anos”

Winnie Byanyima, Diretora Executiva do UNAIDS.

A Reunião de Alto Nível sobre AIDS foi convocada pelo presidente da Assembleia Geral, com embaixadores da Austrália e da Namíbia —liderando as negociações sobre a declaração política; 193 Estados-membros estiveram representados e as pessoas oradoras incluíram 14 presidentes, cinco vice-presidentes e quatro primeiros-ministros, representantes de alto nível também participando dos painéis temáticos e 30 eventos de apoio. Os eventos cobriram questões desde aumento da cobertura de tratamento para crianças até como aumentar a redução de danos e capacitar jovens e adolescentes.

Os painéis temáticos foram:

  • Acabar com as desigualdades, acabar com AIDS: 10 Anos para 2030;
  • Pessoas no centro: Liderança comunitária como fundamental para a resposta ao HIV;
  • Recursos e Financiamento para uma resposta eficaz à AIDS;
  • Promovendo a igualdade de gênero e capacitando mulheres e meninas na resposta à AIDS;
  • Abordando o impacto da Pandemia de COVID-19 na resposta à AIDS e recuperando melhor a preparação para a pandemia.

A Reunião de Alto Nível sobre AIDS contou com a participação de pessoas vivendo com HIV, oficiais das Nações Unidas, representantes de organizações internacionais, do setor privado, da sociedade civil e da academia e outras partes interessadas, que discutiram formas práticas de transformar a Nova Declaração Política em ação e resultados.

Elton John, fundador da Fundação Elton John AIDS, fez uma forte chamada à ação por mensagem de vídeo, dizendo: “Com sua liderança, podemos derrotar a AIDS e a COVID-19 e estar melhor preparados para outras pandemias que se seguirão. Você pode e fará a diferença. E vocês têm um muitas pessoas apoiadoras com vocês, incluindo as 38 milhões de pessoas vivendo com HIV ao redor do mundo. De forma conjunta, podemos acabar com o medo e a desigualdade —e, até o final desta década, queremos acabar com a pandemia para a AIDS, de uma vez por todas! O mundo está acompanhando e nós não temos um momento a perder.”

Verified by MonsterInsights