Para acabar com as desigualdades e acabar com a AIDS é fundamental priorizar os direitos humanos

Desigualdades e barreiras de direitos humanos, que foram reforçadas e aprofundadas pela pandemia da COVID-19, estão impedindo o progresso para acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública global até 2030. As desigualdades e barreiras facilitam a transmissão do HIV, aumentando a vulnerabilidade ao HIV e limitando o acesso aos serviços de saúde, particularmente para gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, pessoas que usam drogas, profissionais do sexo, mulheres e meninas.

O fim das desigualdades é uma necessidade urgente tanto em relação aos direitos humanos quanto às necessidades de saúde pública. No entanto, apesar dos repetidos compromissos, as barreiras dos direitos humanos que impulsionam as desigualdades, tais como estigma, discriminação, violência e leis punitivas, continuam a limitar a resposta ao HIV.

Para destacar a necessidade crítica de progresso nas barreiras dos direitos humanos, e para estimular todas as partes interessadas a desempenharem seu papel para aumentar a ação, o UNAIDS convocou a sociedade civil, Estados-membros das Nações Unidas, juristas e organizações de desenvolvimento à margem da Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre AIDS em Nova Iorque. No evento “Das Promessas à Ação: Intensificando os esforços contra as barreiras dos direitos humanos”, incluindo o estigma e a discriminação relacionados ao HIV, que ocorreu em 9 de junho, as pessoas que se apresentaram e enfatizaram a necessidade crítica de gerar investimento a longo prazo e ação transformadora em direitos humanos e estigma e discriminação, particularmente em leis criminais discriminatórias, a fim de mudar as barreiras estruturais e sociais e, finalmente, reduzir as desigualdades.

As pessoas que participaram do painel trocaram as melhores práticas, discutiram como abordagens baseadas nos direitos humanos e na transformação de gênero poderiam reduzir as desigualdades e lançaram um apelo para um rápido aumento do financiamento, do compromisso e da ação nesta área para alcançar as pessoas que foram deixadas para trás.

O evento serviu para lembrar que 62% das novas infecções por HIV em 2019 estavam entre as principais populações, que ainda são criminalizadas em muitos países, e suas parcerias sexuais. Devido à desigualdade de gênero e normas de gênero prejudiciais, a AIDS ainda é uma das principais causas de morte entre adolescentes e mulheres jovens na África subsaariana e seis das sete novas infecções pelo HIV entre adolescentes (de 15 a 19 anos de idade) na mesma região estão entre meninas.

O evento também promoveu esperança de que a ação e a mudança sejam possíveis. Durante o evento, os governos de Angola, Costa Rica e Gâmbia anunciaram que estão se unindo à Parceria Global de Ação para Eliminar todas as Formas de Estigma e Discriminação relacionadas ao HIV.

No evento, Winnie Byanyima, Diretora Executiva do UNAIDS, convidou a comunidade internacional a se reunir para as novas metas e compromissos ousados estabelecidos na Estratégia Global de AIDS 2021-2026. Ela destacou que a estratégia foi um desenvolvimento fundamental, pois estabeleceu pela primeira vez metas específicas para reduzir os limitadores sociais que impulsionam a desigualdade, dando-lhes a mesma prioridade e compromisso que as intervenções biomédicas.

A existência de novas metas significa que há necessidade de novas ferramentas e orientação, e Winnie Byanyima informou que há materiais informativos sobre direitos humanos para apoiar a ação de todas as partes interessadas na remoção de barreiras de direitos humanos, tais como leis criminais, estigma e discriminação.

DESTAQUES IMPORTANTES

“Não fazer qualquer progresso em todos os capacitadores da sociedade prejudicaria as metas de prevenção, testagem, tratamento e supressão viral, resultando em mais 1,7 milhões de mortes relacionadas à AIDS e 2,5 milhões de novas infecções por HIV entre 2021 e 2030. O fracasso não é, portanto, uma opção.”
Winnie Byanyima, Diretora Executiva Do Unaids

“A liderança comunitária é uma parte importante para capacitar a comunidade a se manifestar e levantar suas questões preocupantes quanto às causas e aos fatores que levam ao estigma e à discriminação. Essas questões só podem ser tratadas se as partes interessadas em todos os níveis trabalharem juntas em forte parceria com a comunidade.”
Harry Prawobo, Coordenador regional da Rede Global de Pessoas Que Vivem Com o Hiv Ásia-Pacífico

“Atingir esta visão, entretanto, requer um financiamento maior e de longo prazo para programas de direitos humanos. Sabemos que quebrar as barreiras à saúde relacionadas aos direitos humanos é fundamental para um mundo mais saudável, mais justo e mais resiliente. Portanto, vamos agarrar a oportunidade e construir de novo melhor.”
Peter Sands, Diretor Executivo, Fundo Global De Combate À Aids, Tuberculose E Malária

“Se nossas ações na resposta à AIDS tivessem sido mais focalizadas em direitos e não-discriminação, gênero, integração socioeconômica e acesso universal, a resposta à COVID-19 teria sido significativamente mais forte.”
Souhaila Ben Said, Presidente Da Associação Tunisienne De Prevenção Positiva

“A pandemia do HIV ainda não terminou. Nossa estratégia para acabar com a AIDS deve se concentrar em enfrentar o estigma e eliminar as desigualdades que estão impedindo o pleno acesso aos serviços de saúde.”
Loyce Pace, Diretor De Assuntos Globais, Departamento De Saúde E Serviços Humanos, Estados Unidos Da América

Verified by MonsterInsights