UNAIDS recomenda que os países transformem seus sistemas de saúde e evitem novas pandemias

UNAIDS recebe com satisfação o relatório e as recomendações do Painel Independente sobre Preparação e Resposta à Pandemia. Entre outras recomendações, o painel solicita a criação de um Conselho Global de Ameaças à Saúde com participação do mais alto nível político para coordenar a ação global contra pandemias e garantir o acordo entre os governos para alinhar esforços para enfrentar os desafios sociais, econômicos e de saúde das grandes pandemias.

“As recomendações do Painel Independente são um alerta para a transformação dos sistemas de saúde em todo o mundo”, disse Winnie Byanyima, Diretora Executiva do UNAIDS. “A saúde é um bem público global nesta sociedade interconectada —ninguém está em segurança até que todas as pessoas estejam segurança, então devemos reimaginar a saúde para proporcionar a mesma qualidade de atendimento, independentemente do local onde moram, renda ou status social.”

O UNAIDS compartilha as preocupações do painel sobre o impacto da COVID-19 no aprofundamento das desigualdades dentro e entre países. Tem havido uma carga particularmente desigual que as mulheres tiveram que suportar. Apesar de constituir quase 60% da força de trabalho da saúde e dos trabalhadores da linha de frente, as necessidades das mulheres não foram incluídas na maioria das respostas da COVID-19, aumentando a lacuna da desigualdade.

“Como o HIV, a COVID-19 tem explorado as linhas de falha da sociedade e exposto a

fragilidade dos recentes ganhos em saúde pública, acrescentou Byanyima. “As lições da resposta à AIDS podem ajudar a moldar um novo paradigma para a saúde global no qual as pessoas são colocadas no centro, as desigualdades são apagadas e o direito à saúde é consagrado em todas as partes do mundo”.

O UNAIDS também elogia o relatório ao destacar a urgência da equidade das vacinas ao exigir a redistribuição urgente de 1 bilhão de vacinas de países ricos a países de recursos limitados até setembro de 2021, seguida de outras 1 bilhão de doses a serem redistribuídas durante 2022.

O UNAIDS apoia plenamente o apelo para que os países do G7 se comprometam a fornecer 60% dos US$ 19 bilhões necessários para o ACT-A em 2021 para vacinas, diagnósticos, terapêuticas e fortalecimento dos sistemas de saúde, sendo o restante mobilizado de outros países do G20 e de outros países de renda mais alta. Uma fórmula baseada na capacidade de pagamento deve ser adotada para um financiamento previsível, sustentável e equitativo de tais bens públicos globais em uma base contínua.

O UNAIDS está pronto para apoiar os esforços de construção de resiliência e preparação para pandemias, especificamente com base na experiência do UNAIDS com respostas lideradas pela comunidade, ativismo e abordagens baseadas em direitos, e na alavancagem de investimentos na infra-estrutura e redes exclusivas de HIV para criar sistemas de saúde resistentes. O UNAIDS exorta todos os parceiros a aplicar as lições aprendidas da resposta ao HIV para garantir uma abordagem liderada pela comunidade, equitativa e baseada nos direitos humanos

para apoiar uma preparação e respostas pandêmicas mais fortes para garantir a saúde para todas as pessoas.

O HIV e a preparação para pandemias serão discutidos na Reunião de Alto Nível da Assembléia Geral da ONU sobre HIV entre 8 e 10 de junho.

Verified by MonsterInsights