UNAIDS dá as boas-vindas a Lord Fowler como embaixador

O Ministro Fowler, o pioneiro Secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, defensor dos direitos humanos e respeitado Porta-voz dos Lordes, como um embaixador do UNAIDS defenderá a reforma da lei, a saúde para todas as pessoas e a educação das meninas em todo o mundo para ajudar a acabar com o HIV.

Lord Fowler, que se deixa o cargo como Lord Speaker no final de abril, assumirá seu novo papel de defensor da AIDS em maio de 2021.

Em seu novo papel, ele se concentrará em envolver lideranças de todo o mundo no avanço de três mudanças transformacionais que são centrais para acabar com a AIDS: acabar com as leis punitivas contra e a estigmatização de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e pessoas intersexo (LGBTI); assegurar o acesso universal aos cuidados de saúde; e assegurar o empoderamento e a educação de todas as meninas para que elas terminem o ensino médio e se reduzam drasticamente o risco de adquirir o HIV.

Lord Fowler trabalhou como Secretário de Estado da Saúde do Reino Unido desde o início da epidemia do HIV. Ele tem décadas de serviço nos mais altos níveis de governo e tem sido um defensor das pessoas afetadas pelo HIV e dos direitos humanos das pessoas LGBTI.

A diretora executiva do UNAIDS, Winnie Byanyima, disse: “Podemos vencer a AIDS, mas somente através de uma ação ousada de lideranças”. Lord Fowler é respeitado como um grande parlamentar e líder corajoso em todo o mundo. Ele proporcionou mudanças ousadas para combater a AIDS, e pode ajudar outras lideranças a fazer o mesmo. Agradecemos muito a Lord Fowler por nos apoiar desta forma”.

Lord Fowler disse: “Como eu disse quando anunciei que estava renunciando ao cargo de Lord Speaker: não estou me aposentando, apenas me deixando o cargo”. Estou determinado a ver o fim da AIDS, e a ver o fim das desigualdades que impedem o fim da AIDS”. Chegamos até aqui, mas este último trecho é o mais desafiador. A crise de COVID-19 não é um motivo para recuar, mas sim um motivo para acelerar e vencer a AIDS”.

Este é um ano-chave para a resposta ao HIV, que marca o quadragésimo aniversário da descoberta do HIV. Neste ano também haverá o Encontro de Alto Nível das Nações Unidas sobre AIDS, no qual lideranças definirão os passos que tomarão para alcançar o fim da AIDS até 2030.

Credit: UK Parliament
Verified by MonsterInsights