UNAIDS abre convocatória para participação da sociedade civil na Reunião de Alto Nível para HIV/AIDS

O  Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) abriu convocatória para que pessoas da sociedade civil atuem como oradoras, convidadas especiais e participem das mesas temáticas na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas para HIV/AIDS, que será realizada em Nova Iorque de 8 a 10 de junho de 2021.

Em edições anteriores da Reunião de Alto Nível para HIV/AIDS, as chamadas foram publicadas apenas em inglês, mas para essa edição o escritório regional do UNAIDS para América Latina e Caribe fornecerá apoio na tradução da inscrição para organizações da região que gostariam participar. O convite foi feito por meio de uma carta da diretora interina do Escritório Regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe, Alejandra Corao, à sociedade civil dos países da região. A partir dessa iniciativa, o UNAIDS busca que o idioma não seja uma barreira para o registro e participação no evento.

Quem pode se inscrever

Para o espaço como oradora na abertura da Reunião, serão selecionadas uma pessoa vivendo abertamente com HIV e uma pessoa eminente ativamente envolvida na resposta ao HIV/AIDS. Além delas, na abertura também discursarão o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Secretário Geral das Nações Unidas, a diretora executiva do UNAIDS.

Para a reunião plenária, serão selecionadas três pessoas para representação: representante de organizações não governamentais em estado consultivo com o Conselho Econômico e Social da ONU; representante de organizações da sociedade civil; e representante do setor privado.

Para as mesas temáticas, as pessoas interessadas serão convidadas a se dirigir a cada mesa redonda juntamente com representantes dos governos e outros participantes. As organizações credenciadas também podem ter a oportunidade de fazer perguntas, se o tempo o permitir.

Após a inscrição, os Estados-Membros reveem a lista de oradores e oradoras, além da lista de credenciamentos especiais antes que a ONU possa aprová-los. As candidaturas – tanto para orador quanto para convidado especial – serão aceitas até 25 de abril exclusivamente pelos links dos formulários. 

Apoio em inglês

O escritório regional receberá pedidos de apoio até a próxima segunda-feira, 19 de abril. Para solicitar assistência de tradução é preciso preencher este formulário e estar disponível para uma sessão virtual em grupo ou pessoal. Também é necessário preparar as informações em espanhol. Serão priorizados os pedidos de apoio realizados com mais antecedência.  Caso não seja possível solicitar o apoio, a sugestão é que a tradução seja realizada de forma automática pelo google clicando em “Traduzir essa página”, que fica na barra de digitação do navegador. 

Reunião de Alto Nível para HIV/AIDS da Assembleia Geral das Nações Unidas

A Reunião de Alto Nível analisará o progresso feito na redução do impacto do HIV desde a última edição, que aconteceu em 2016. A Assembleia Geral também espera adotar uma Nova Declaração Política para orientar a resposta ao HIV para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030. 


Leia aqui o documento original em inglês da Resolução 75/260 da Assembleia Geral das Nações Unidas ou a versão traduzida para o português.

Acesse o link para se candidatar como pessoa oradora, convidada especial e para participar das mesas temáticas. Caso a organização não possua status ECOSOC das Nações Unidas será necessário realizar a aplicação neste link antes da inscrição.

Clique aqui para solicitar apoio para a inscrição em inglês.

Verified by MonsterInsights