Comissão sobre Entorpecentes discute como a COVID-19 está impactando o problema mundial das drogas

A 64ª sessão ordinária da Comissão sobre Entorpecentes — órgão de elaboração de políticas das Nações Unidas com a principal responsabilidade em matéria de drogas — está sendo realizada de 12 a 16 de abril, na qual se celebram os aniversários da Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961 e da Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas de 1971.

Além dos segmentos de abertura, operacional e normativo, mais de 100 eventos paralelos estão ocorrendo abordando vários aspectos dos programas e políticas de drogas, incluindo o impacto da COVID-19. Cinco resoluções estão sendo debatidas, incluindo uma sobre o impacto da pandemia da COVID-19 na implementação dos compromissos conjuntos dos Estados-Membros para enfrentar e combater o problema mundial das drogas.

A sessão normativa está analisando a implementação dos tratados internacionais de controle de drogas, incluindo o acompanhamento da implementação em nível nacional, regional e internacional de todos os compromissos, como refletido na declaração ministerial de 2019, bem como a coordenação interagências de esforços no tratamento e combate às drogas.

Além disso, na sessão serão deliberadas as contribuições da Comissão de Entorpecentes ao trabalho do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, incluindo o acompanhamento e a revisão e implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

O segmento de abertura incluiu uma mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, que observou que a crise da COVID-19 mostrou ao mundo o quanto o mundo precisa de solidariedade, responsabilidade compartilhada e cooperação internacional para melhorar a cobertura sanitária.

Falando em nome do UNAIDS no plenário de abertura, Ninan Varughese, Conselheiro Sênior do UNAIDS, observou que a Nova Estratégia Global para a AIDS exige a intensificação e redobramento de esforços para aumentar a redução abrangente de danos para as pessoas que utilizam drogas injetáveis em todos os ambientes e se compromete a promover e apoiar respostas lideradas pela comunidade. Ele acrescentou que o envolvimento das principais populações, incluindo as pessoas que utilizam drogas injetáveis, é fundamental para uma resposta bem-sucedida ao HIV em todos os lugares e lembrou ao plenário o apelo do UNAIDS para que todas as lideranças se reunissem para apoiar a Reunião de Alto Nível sobre AIDS de 8 a 10 de junho de 2021.

Verified by MonsterInsights