UNAIDS convoca pessoas vivendo com HIV, populações-chave e outras comunidades para se juntarem à força-tarefa para a reunião de alto nível sobre HIV

A Assembleia Geral das Nações Unidas realizará sua primeira reunião de alto nível sobre HIV, desde 2016, entre 8 e 10 de junho de 2021.

Na preparação para a reunião, em abril de 2021, será realizada uma audiência multissetorial interativa com envolvimento das comunidades e outras partes interessadas, que também participarão de atividades antes e durante a própria reunião de alto nível.

Para garantir o envolvimento da sociedade civil e um processo aberto, transparente e participativo, o UNAIDS está formando, até o final de março, uma força-tarefa multissetorial composta por representantes da sociedade civil e do setor privado. A força-tarefa aconselhará o UNAIDS sobre o formato, tema e programação da audiência de partes interessadas e ajudará a identificar palestrantes para a audiência e plenária da reunião de alto nível, além dos painéis de discussão.

Diferentes representações de redes são convidadas a usar seus próprios grupos e processos de seleção para nomear pessoas a serem consideradas para a força-tarefa. O UNAIDS e a delegação de organizações não-governamentais da Junta de Coordenação do Programa selecionarão um indivíduo para cada uma das categorias:

  • Representante de redes de pessoas vivendo com HIV que vive abertamente com HIV;
  • Representante de redes de mulheres vivendo com HIV que vive abertamente com HIV;
  • Representante de redes de jovens que vive abertamente com HIV;
  • Um/uma representante de cada uma das populações-chave (pessoas que usam drogas, profissionais do sexo, pessoas trans, gays e homens que fazem sexo com homens, pessoas em situação de prisão);
  • Membro da delegação de ONG da Junta de Coordenação do Programa do UNAIDS;
  • Representante de uma organização de mulheres, especialmente trabalhando com saúde e direitos sexuais e reprodutivos;
  • Representante de uma organização de jovens, especialmente trabalhando com saúde e direitos sexuais e reprodutivos;
  • Representante do setor privado;
  • Representante de uma organização religiosa;
  • Representante de redes ou organizações de povos indígenas;
  • Representante de redes ou organizações de pessoas com deficiência;
  • Representante de uma organização que trabalha com tuberculose e HIV.

“O envolvimento de pessoas vivendo com HIV, populações-chave e outras comunidades prioritárias é fundamental para o sucesso da reunião de alto nível. As comunidades lideram a resposta ao HIV desde o início e sabem o que é necessário para garantir que todas as pessoas em todos os lugares tenham ferramentas para prevenir novas infecções por HIV e para garantir que as pessoas que vivem com HIV possam sobreviver e progredir. A força-tarefa representa uma importante plataforma de participação na fase preparatória da reunião. Como a força-tarefa é necessariamente limitada em tamanho, temos particular interesse em nomeações de pessoas de redes, que estão intimamente ligadas em suas comunidades e regiões, para serem capazes de trazer uma perspectiva ampla e profunda. Oportunidades adicionais de engajamento para as pessoas que vivem com HIV, populações-chave e outros grupos afetados serão disponibilizadas durante a preparação para a reunião de alto nível”, disse Laurel Sprague, assessora especial de envolvimento comunitário do UNAIDS.

As redes da sociedade civil e as partes interessadas relevantes devem apresentar candidaturas aqui (em inglês) até 16 de março de 2021 às 18h00 CET. A chamada para indicações com informações detalhadas pode ser acessada aqui (em inglês).

Verified by MonsterInsights