Em Suas Mãos: Parceiros caribenhos pedem autoteste de HIV durante a COVID-19

As partes interessadas da resposta ao HIV no Caribe lançaram a campanha “Em suas mãos – Autoteste HIV “, que defende que políticas de autoteste sejam desenvolvidas e implementadas como parte de uma estratégia abrangente para garantir que o diagnóstico do HIV não diminua durante a pandemia da COVID-19.

Mesmo antes da COVID-19, o Caribe não estava no caminho certo para atingir 90% da população testada, meta prevista para o final de 2020. Em 2019, 77% de todas as pessoas que viviam com HIV no Caribe conheciam seu status de HIV. Uma pesquisa realizada pela Parceria Pan Caribenha contra HIV e AIDS (PANCAP) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostrou que durante 2020 os serviços de testagem de HIV comunitários foram reduzidos em 69% dos países devido à COVID-19.

“Este declínio significa que as pessoas que vivem com HIV não diagnosticadas não estão recebendo tratamento antirretroviral que salvam vidas e, é claro, continuam desconhecendo seu status de HIV, com maiores possibilidades de expor outras pessoas”, disse Sandra Jones, assessora técnica da OPAS para HIV/IST, TB e Hepatite Viral no Caribe.

“A pandemia de COVID-19 nos apresentou a oportunidade de explorar abordagens novas e inovadoras que são orientadas para resultados”, disse Rosmond Adams, o Diretor da PANCAP.

Segundo James Guwani, Diretor do Escritório Sub-Regional do UNAIDS no Caribe, é particularmente importante aumentar a testagem entre homens, que são mais propensos a serem diagnosticados tardiamente. Em 2019, 85% das mulheres caribenhas vivendo com HIV estavam cientes de seu estado de HIV, em comparação com apenas 72% dos homens. Há também a necessidade de aumentar a cobertura dos testes entre pessoas das principais populações, que têm reduzido o acesso aos serviços de HIV devido ao estigma e à discriminação.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o autoteste de HIV seja oferecido como uma abordagem adicional aos serviços de facilitação e baseados na comunidade. As evidências mostram que o autoteste é seguro e preciso e aumenta a aceitação do teste entre pessoas que podem não fazer o teste de outra forma.

Através da campanha, parceiros e parceiras estão defendendo que as políticas nacionais incluam um pacote de comunicação com informações para vincular as pessoas que mediam a testagem aos serviços de prevenção e tratamento do HIV, bem como padrões mínimos para a aquisição e distribuição de kits de autoteste de HIV nos setores privado e público.

“Acreditamos firmemente que o autoteste para HIV pode ajudar a fechar a lacuna da primeira meta 90. Ele pode ser direcionado a pessoas que não estão sendo alcançadas pelos serviços existentes de testagem do HIV, particularmente as populações com baixa cobertura de testagem e com maiores possibilidades de estarem expostas ao HIV. Não é um substituto para todos os serviços de testagem, mas deve ser incluído na caixa de ferramentas”, disse Victoria Nibarger, coordenadora do Programa Regional do Caribe para o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para Alívio da AIDS (PEPFAR).

Sob um projeto do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária para a região, está em andamento o trabalho de verificação e avaliação de viabilidade para a introdução de autoteste de HIV em todos os países. A Guiana já anunciou planos para implementar o autoteste de HIV este ano, enquanto vários países se comprometeram a desenvolver políticas ou estão agora em processo de fazê-lo.

O UNAIDS está ajudando a coordenar a campanha no Caribe, com foco no apoio a uma estratégia de gestão do conhecimento que garanta que todas as partes interessadas tenham as informações, mensagens e ferramentas necessárias para fazer lobby com sucesso em nível nacional. Uma prioridade fundamental é garantir o engajamento da sociedade civil e abordar as preocupações da comunidade sobre como as políticas de autoteste serão implementadas.

Embora representantes de comunidades de pessoas vivendo com HIV e populações-chave tenham endossado o chamado para autoteste de HIV, eles aconselharam que são necessários maiores investimentos em aconselhamento pós-teste e aconselhamento de adesão para toda a resposta ao HIV.

Deneen Moore, um representante caribenho da Comunidade Internacional de Mulheres Positivas, disse: “Precisamos melhorar a navegação entre pares para que quando as pessoas testarem positivo, tenham alguém para ajudá-las. Também precisamos de mais contratação social para que as organizações da sociedade civil possam ajudar a alcançar as pessoas que testam positivo”. Definitivamente, há uma necessidade de nos envolvermos no processo”.

A iniciativa de defesa é endossada conjuntamente pela UNAIDS, OPAS, PANCAP, PEPFAR e a Caribbean Med Labs Foundation.

Verified by MonsterInsights