UNAIDS parabeniza decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de realizar uma Reunião de Alto Nível sobre HIV e AIDS em 2021

O UNAIDS parabeniza a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de realizar uma reunião de alto nível sobre HIV e AIDS entre 8 e 10 de junho de 2021. A reunião de alto nível analisará o progresso feito na redução do impacto do HIV desde a última Reunião de Alto Nível sobre HIV e AIDS em 2016 e a Assembleia Geral espera adotar uma Nova Declaração Política para orientar a resposta ao HIV. A Reunião de Alto Nível acontecerá porque há 40 anos foi relatado o primeiro caso de AIDS e 25 anos da criação do UNAIDS.

“As lideranças mundiais devem aproveitar a oportunidade oferecida pela nova Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre HIV e AIDS para manter o foco e compromisso em acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, disse Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS. “A epidemia de AIDS é um assunto inacabado e deve ser eliminado para todas as pessoas em todos os lugares, incluindo para mulheres jovens e meninas adolescentes e outros grupos de pessoas desproporcionalmente afetadas pelo HIV. O direito à saúde é de todos e todas nós.”

O progresso para acabar com a epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem sido altamente desigual e as metas globais para 2020 adotadas na Declaração Política das Nações Unidas sobre o Fim da AIDS de 2016 não foram cumpridas. O estigma e a discriminação, a marginalização e criminalização de comunidades inteiras e a falta de acesso à saúde, educação e a outros serviços essenciais continuam a alimentar a epidemia. Mulheres e meninas na África Subsaariana e populações-chave (gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans, pessoas que usam drogas injetáveis e pessoas na prisão) e parceiros e parceiras em todo o mundo continuam a ser desproporcionalmente afetados e afetadas pela epidemia de HIV.

O UNAIDS está atualmente desenvolvendo uma Nova Estratégia Global de AIDS para 2021–2026 por meio de um processo que inclui todas as partes interessadas na resposta à AIDS. A versão final da estratégia será analisada para adesão pela Junta de Coordenação do Programa do UNAIDS (PCB) em março de 2021. A nova estratégia global de AIDS incluirá novas metas sobre como acabar com o fim da AIDS para garantir que nenhuma pessoa seja deixada para trás, onde quer que vivam e quem quer que sejam. Ao atingir essas metas, o número de pessoas infectadas pelo HIV cairia para 370.000 em 2025, e o número de pessoas morrendo de doenças relacionadas à AIDS seria reduzido para 250.000 em 2025.

Os ganhos já obtidos em relação à resposta ao HIV estão ameaçados pelas interrupções causadas pela pandemia de COVID-19. A Reunião de Alto Nível cria uma oportunidade para garantir que o mundo reforce a resiliência da resposta ao HIV até o momento, se comprometa com a rápida recuperação pós COVID-19 e aplique as lições aprendidas com a colisão de epidemias de HIV e COVID-19 para criar mais sociedades resilientes e sistemas de saúde que estejam prontos para enfrentar os futuros desafios de saúde.

“A resposta à AIDS nos ensinou que a solidariedade mundial é crítica para sustentar o progresso sobre o impacto de ameaças à saúde como a COVID-19,” disse Byanyima. “Deve haver esforços internacionais combinados para reduzir as desigualdades entre os países e, dentro deles, fortalecer a capacidade do mundo de absorver e derrotar os futuros desafios globais de saúde que colocam vidas e meios de sobrevivência em risco em todos os lugares.”

O UNAIDS expressa o seu apreço pelo árduo trabalho de cofacilitadores de reuniões de alto nível, das missões permanentes às Nações Unidas da Austrália e da Namíbia, na adesão da resolução, bem como ao Presidente da Assembleia Geral por liderar o processo.

Dadas as restrições impostas pelas medidas tomadas para conter a pandemia de COVID-19, ainda não foi decidido se a reunião de alto nível será presencial, virtual ou uma combinação das duas. Em linha com a resolução, o UNAIDS incentiva o mais alto nível de participação dos Estados-Membros das Nações Unidas e a inclusão nas delegações para a Reunião de Alto Nível de organizações da sociedade civil e pessoas que vivem com ou em risco de contrair HIV. O UNAIDS também aguarda com expectativa a consulta com várias partes interessadas como uma oportunidade chave para ouvir as vozes das pessoas que vivem com, em risco de e são afetadas pelo HIV, incluindo populações-chave.

Painel na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o fim da AIDS, realizada em junho de 2016. Nova York. Crédito: UNAIDS
Verified by MonsterInsights