UNAIDS apoia UFRGS no lançamento do curso online e gratuito ‘HIV/AIDS e Zero Discriminação’

Em dezembro, mês que celebra o Dia Mundial contra a Aids, a UFRGS lança o curso MOOC HIV/AIDS e Zero Discriminação. A atividade está disponível na plataforma Lúmina de maneira gratuita, aberta e online. A ação é uma iniciativa do grupo de pesquisa Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (SAD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e congrega pesquisadores da UFRGS e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Além disso, conta com o apoio do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS UNAIDS no Brasil) e do Napead/UFRGS – Produção Multimídia para a Educação.

O curso HIV/AIDS e Zero Discriminação tem como objetivo discutir HIV e Aids em uma perspectiva inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória. É preciso promover a alteridade, a despeito das diferenças das pessoas a partir da origem geográfica, do quesito raça/cor, da etnia, do sexo, da identidade de gênero, da orientação sexual, da sorologia para o HIV, da religião, da deficiência e tantos outros motivos de discriminação.

“A educação é uma das mais importantes chaves para mudança de comportamento. O curso tem um grande potencial de promover mudanças significativas para que as trabalhadores e trabalhadoras dos serviços de saúde atuem de forma eficaz, garantam que o atendimento respeite todas as pessoas e seja baseado na zero discriminação”, destaca Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil.

Segundo o coordenador do curso, Daniel Canavese de Oliveira (Departamento de Saúde Coletiva), o desenvolvimento das pesquisas sobre HIV/Aids levou a equipe a conceber e desenvolver essa atividade de ensino. “O curso a distância vai fazer parte do catálogo da plataforma Lúmina da UFRGS, uma das melhores iniciativas para a disseminação de conhecimentos, que permite que cada pessoa se organize e se ajuste para os estudos. O enfrentamento à epidemia de HIV/AIDS depende não somente de informação, mas do respeito às diferenças, da promoção da equidade e da justiça social”.

Ariadne Ribeiro, assessora comunitária da Unaids, reforça que o curso Zero Discriminação está no centro da visão estratégica do UNAIDS e compromete-se com uma das metas do Plano de Aceleração da Resposta ao HIV/Aids. “Seu objetivo é abordar a discriminação nos serviços de saúde, nos locais de trabalho e na educação para que ela seja completamente eliminada. Permitir que pessoas, a pretexto de uma falsa ideia de liberdade de expressão, discriminem umas as outras impede o alcance de uma cobertura universal de saúde e leva a resultados precários, além de agravar a desigualdade e a falta de oportunidades. A não discriminação é um princípio fundamental e também uma obrigação fundamental dos direitos humanos”.

Conheça aqui o curso MOOC HIV/AIDS e Zero Discriminação, gratuito, aberto ao público em geral e com certificação da UFRGS disponível na Plataforma Lúmina.

Com informações originalmente publicadas pela UFRGS.

Verified by MonsterInsights