Lima adere à iniciativa Fast-Track Cities

Quando Lima comemorou o Dia Mundial da AIDS deste ano, o prefeito Jorge Muñoz decidiu ir além da iluminação tradicional dos edifícios e da participação em eventos oficiais para marcar a celebração. Ao assinar a Declaração de Paris para acabar com a epidemia da AIDS nas cidades, ele se juntou ao Fast-Track cities, uma iniciativa que possui mais de 300 municípios ao redor do mundo como signatárias — 70 deles estão na América Latina e no Caribe — e se comprometeu a acabar com a epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030.

Lima tem uma população de mais de 10 milhões de pessoas e responde por cerca de um terço da população nacional. Lima e outros dois outros municípios peruanos que já assinaram a Declaração de Paris, Callao e La Victoria, foram responsáveis por cerca de 50% de todas as novas infecções pelo HIV no país em 2019.

“Através deste compromisso público, a cidade de Lima se compromete a realizar as ações necessárias para acelerar a resposta à AIDS, incluindo educação, campanhas de conscientização e não discriminação”, disse Muñoz durante a cerimônia de assinatura. “Também implementaremos um plano de trabalho para treinar o pessoal de saúde e promover o acesso à informação e à educação sexual.”

“Com a assinatura da Declaração de Paris, a cidade se comprometeu a eliminar o estigma e a discriminação contra pessoas vivendo com HIV e populações-chave, ampliar os serviços de prevenção do HIV e contribuir para atingir as metas nacionais para acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Andrea Boccardi, diretora e representante do UNAIDS para o Peru, Equador e Bolívia.

Esta não é a primeira vez que Muñoz adota medidas contra a discriminação. Em maio de 2019, quando era o prefeito da cidade de Miraflores, ele determinou uma portaria que proibia a discriminação em todas as suas formas nas esferas públicas e privadas do distrito. Agora, como prefeito de Lima, ele estendeu essa política a toda a província.

Em 1º de dezembro de 2014, prefeitos de todo o mundo se reuniram em Paris para lo lançamento da iniciativa Fast-track Cities e se comprometeram a adotar uma série de compromissos para acelerar a resposta ao HIV, com o objetivo de acabar com a epidemia de AIDS até 2030. Além de se comprometerem com o fim da epidemia da AIDS a nível municipal e se unirem como lideranças, as cidades signatárias também se comprometeram a colocar as pessoas no centro, abordando as causas de risco, vulnerabilidade e transmissão do HIV, usando a resposta da AIDS para a transformação social positiva, construindo e acelerando respostas adequadas que reflitam as necessidades locais e mobilizando recursos para a saúde pública integrada e desenvolvimento sustentável.

Verified by MonsterInsights