Novo Laboratório de Políticas sobre HIV usa dados sobre leis e políticas na resposta ao HIV

Apesar de décadas de avanço científico na resposta ao HIV, o progresso permanece desigual, com alguns países reduzindo rapidamente as mortes relacionadas à AIDS e novas infecções por HIV e outros observando epidemias crescentes. Leis e políticas estão conduzindo uma parte significativa que reflete essa divergência.

Lançado hoje, o HIV Policy Lab é uma iniciativa única para reunir e monitorar leis e políticas relacionadas ao HIV em todo o mundo.

“Leis e políticas são questões de vida ou morte quando se trata de HIV. Eles podem garantir o acesso ao melhor que a ciência tem a oferecer e ajudar as pessoas a realizarem seus direitos e viver bem, ou podem ser barreiras para o bem-estar das pessoas. Assim como outras questões importantes, precisamos medir o ambiente das políticas e trabalhar para transformá-lo como uma parte fundamental da resposta à AIDS”, disse Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS.

O HIV Policy Lab é uma ferramenta de visualização e comparação de dados que acompanham as políticas nacionais de 33 indicadores diferentes em 194 países ao redor do mundo, fornecendo uma métrica do ambiente das políticas. O objetivo é melhorar a transparência, a capacidade de entender e usar as informações facilmente, e a capacidade de comparar países, apoiando os governos para que aprendam com seus vizinhos, a sociedade civil para que aumentem a responsabilidade e os pesquisadores para que estudem o impacto das leis e políticas sobre a pandemia do HIV.

De acordo com Matthew Kavanagh, Diretor da Global Health Policy & Politics Initiative (Iniciativa Global para Políticas de Saúde, na tradução livre para o português) do Instituto O’Neill da Universidade de Georgetown, “Política é como os governos levam a ciência à escala. Se quisermos melhorar a forma como a política é usada para melhorar os resultados de saúde, é essencial monitorar e avaliar as políticas que a compõem.”

O Laboratório de Políticas sobre HIV é uma ferramenta de visualização e comparação de dados que monitora as políticas nacionais de 33 indicadores diferentes em 194 países ao redor do mundo, fornecendo uma métrica do ambiente político.

“Reduzir o estigma e facilitar o acesso aos cuidados são fundamentais para melhorar a vida das pessoas que vivem com HIV—e tudo isso são consequências das escolhas sobre políticas. Monitorar essas escolhas é uma ferramenta fundamental para melhorá-las e garantir justiça e equidade para as pessoas que vivem com HIV”, disse Rico Gustav, Diretor Executivo da Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV.

O Laboratório de Políticas sobre HIV extrai informações dos Compromissos Nacionais e Instrumento de Políticas, documentos legais, relatórios do governo e análises independentes para criar conjuntos de dados que podem ser comparados entre países e assuntos. O objetivo do Laboratório de Políticas sobre HIV é ajudar a identificar e abordar as lacunas entre as evidências e as políticas e criar responsabilidade para uma resposta de políticas sobre HIV mais inclusiva, eficaz, baseada em direitos e baseada na ciência.

O HIV Policy Lab é uma colaboração entre a Georgetown University e o O’Neill Institute for National and Global Health Law, UNAIDS, Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV e Talus Analytics.

Verified by MonsterInsights