UNAIDS lança edital de apoio a projetos da sociedade civil em HIV e COVID-19 na América Latina

O Escritório Regional do UNAIDS para América Latina e o Caribe lançou, nesta sexta-feira (17/7), um edital para promover projetos e gerar evidências capazes de fortalecer a resposta de base comunitária ao HIV no contexto da resposta à COVID-19. O edital surge dentro do âmbito do fortalecimento do papel central da sociedade civil e suas lideranças comunitárias que trabalham com HIV ou são afetadas pelo vírus na região da América Latina e do Caribe.

Como forma de incluir iniciativas da sociedade civil brasileira, o UNAIDS aceitará a apresentação de projetos em português para este edital.

Essa iniciativa responde aos dados revelados pela última pesquisa rápida online realizada pelo UNAIDS, em abril de 2020, especificamente na América Latina e no Caribe, para entender as necessidades das pessoas vivendo com HIV (PVHIV), no contexto desta pandemia de COVID-19.

Com mais de 2.000 respostas de pessoas vivendo com HIV, a pesquisa mostrou que, por exemplo, 8 em cada 10 pessoas indicaram que gostariam de receber informações sobre conselhos de cuidados para pessoas com HIV e 31% delas afirmaram que não estavam recebendo informações suficientes sobre como impedir a transmissão do novo coronavírus.

Outras evidências indicaram que 70% das pessoas que responderam à pesquisa não usam antirretrovirais (ARV) há mais de dois meses, o que se torna um desafio para os sistemas de saúde da região e para as respostas de base comunitária. No caso de refugiados e migrantes vivendo com HIV, esse percentual sobe para 78%.

Os resultados desta pesquisa constituem um alerta que exige a participação de governos, cooperação internacional e sociedade civil em uma resposta coordenada e intersetorial às necessidades das pessoas vivendo com HIV, para as quais o UNAIDS contribui, apoiando a ação de organizações da sociedade civil, lideradas por e para comunidades que vivem com ou são afetadas pelo HIV.

As linhas estratégicas deste edital são:

  • Prevenção da transmissão da COVID -19.
  • Resposta contínua, prevenção e assistência ao HIV.
  • Direitos humanos, estigma, discriminação e violência contra pessoas que vivem com e são afetadas pelo HIV e pela COVID-19.

Este edital inclui um espaço de treinamento no qual as organizações que desejam enviar propostas receberão diretrizes para a preparação do projeto que pretendem realizar, incluindo uma sessão em português, a ser agendada.

O cronograma do processo pode ser consultado neste link para o edital.

Se você tiver alguma dúvida, escreva para [email protected] ou [email protected]

Verified by MonsterInsights