Alemanha eleva contribuição para a resposta ao HIV com apoio extra de 20 milhões de euros ao UNAIDS

O Governo da Alemanha anunciou que, além de sua contribuição básica anual de 5 milhões de euros, apoiará o UNAIDS em 2020 com mais 20 milhões de euros para fortalecer a resposta ao HIV durante a pandemia de COVID-19.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, fez o anúncio em encontro com Winnie Byanyima, diretora-executiva do UNAIDS, durante a 46ª reunião da Junta de Coordenação do Programa do UNAIDS, em Genebra, na Suíça.

“Elogiamos o trabalho do UNAIDS na luta contra a COVID-19, que se concentra em engajar comunidades, garantindo que as populações-chave e vulneráveis sejam atendidas com serviços essenciais de saúde, incluindo serviços de HIV, protegendo os direitos básicos e mitigando os impactos socioeconômicos da epidemia”, disse Spahn. “Com os fundos adicionais, encorajamos o UNAIDS a continuar este importante trabalho junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros globais de saúde.”

O governo da Alemanha e parlamentares, a sociedade civil e outros parceiros na Alemanha tem demonstrado, há muito tempo, seu compromisso com a resposta global ao HIV e com a saúde e segurança do mundo, fazendo com que a Alemanha se comprometesse com 1 bilhão de dólares ao Fundo Global de Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária em sua última reposição. Um parceiro valioso do UNAIDS, o governo da Alemanha está firmemente comprometido em acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030 e investiu recursos significativos para garantir que ninguém seja deixado para trás.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, encontra-se com a diretora-executiva do UNAIDS, Winnie Byanyima, em Genebra, Suíça, em 25 de junho de 2020. Crédito: UNAIDS

“O UNAIDS dá boas-vindas a esta demonstração de apoio da Alemanha. É um reconhecimento encorajador do trabalho realizado pelo UNAIDS com os países e entidades parceiras para a resposta ao HIV durante a pandemia de COVID-19. É também um reconhecimento crucial das lições e experiências adquiridas nas últimas décadas na resposta ao HIV, que agora estão sendo usadas na luta contra a COVID-19 ”, disse Byanyima. “Peço que sigam o exemplo da Alemanha e continuem a investir na resposta global ao HIV.”

O apoio crescente da Alemanha é um investimento importante para salvar vidas e proteger a dignidade das pessoas que vivem ou que estão sob risco de infecção por HIV. Em um momento em que o mundo enfrenta a colisão entre as pandemias de HIV e COVID-19, a Alemanha demonstra a necessidade de responsabilidade compartilhada e solidariedade global.

Modelagem estatística sugere que uma interrupção absoluta de seis meses dos serviços de HIV devido à COVID-19 poderia dobrar as mortes relacionadas à AIDS na África Subsaariana, voltando ao índice de mortes relacionadas à AIDS registrado na região em 2008, além da possibilidade de aumentar em até 162% o número de novos casos de HIV em crianças.

Verified by MonsterInsights