Devemos agir juntos para vencer a COVID-19 na África

O surto de COVID-19 tem colocado tensões sem precedentes em sistemas sofisticados de saúde na Europa e na Ásia, com equipes médicas sobrecarregadas lutando para tratar seus pacientes e instalações de terapia intensiva sobrecarregadas nos países ricos. Com o aumento dos casos na África, aumentam as preocupações com o impacto nos sistemas de saúde frágeis. Essa crise já está expondo grandes desigualdades entre ricos e pobres no mundo desenvolvido, e está prestes a refletir desigualdades ainda maiores entre o Norte e o Sul.

Esta crise de saúde, assim como outras, está atingindo os mais pobres e mais vulneráveis, principalmente na África. O que seria um distanciamento social em municípios africanos congestionados, com seus mercados e ônibus lotados? Como as pessoas lavam as mãos várias vezes ao dia para se protegerem do vírus sem ter acesso à água e ao saneamento básico? E o que isso significa para mulheres e meninas que carregam o fardo diário de transportar água de rios e poços para suas famílias? Como uma mãe fará uma escolha entre ir ao trabalho para colocar a comida na mesa ou ficar em casa com tosse ou febre? Como podemos dizer aos trabalhadores informais, aos taxistas, a todos aqueles que operam na economia através de aplicativos, e que estão lutando para sobreviver, para não ir trabalhar?

Nós precisamos agir agora! Há quatro coisas que devemos fazer com urgência: ampliar os testes e isolar pessoas e comunidades infectadas, investir em saúde e proteger nossos profissionais de saúde, focar nas comunidades para garantir que haja uma forte resposta baseada em pessoas e ter uma cadeia de suprimentos constante.

O Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças estima que 10 milhões de kits de testes serão necessários para responder à COVID-19 efetivamente nos próximos três meses. Centenas de milhões de itens de proteção individual, como máscaras, roupões e luvas de proteção, também serão necessários. No momento em que há uma demanda global por esses suprimentos médicos, a África não deve ser deixada para trás. Como vimos em outros países, a melhor maneira de reduzir infecções e mortes é testar, tratar e isolar pessoas e comunidades infectadas para conter o vírus. Portanto, o fornecimento de equipamentos de teste e o acesso aos testes devem ser prioridade.

A falta de investimento na infraestrutura social da África, inclusive em seus sistemas de saúde, a crescente dívida e a sonegação de impostos corporativos deixaram o continente mal preparado para enfrentar esta emergência. Sem cuidados de saúde fornecidos publicamente, as pessoas estão expostas a doenças. As taxas cobradas aos usuários pelo acesso aos serviços de saúde negam às pessoas comuns o direito à saúde. Este é o momento de aboli-los. Os países ricos estão injetando bilhões de dólares em suas próprias economias e sistemas de seguridade social para manter pessoas e empresas em atividade, mas haverá apoio financeiro internacional coordenado maciço para os países em desenvolvimento combaterem a COVID-19? Estamos juntos nisto. Nada além de uma resposta global derrotará esse vírus agressivo.

Ao responder à epidemia de HIV, os serviços liderados pela comunidade foram essenciais para os avanços mais importantes na prevenção de novas infecções e no tratamento de pessoas. Na resposta à COVID-19, as comunidades sem dúvida serão convocadas a atuar e as autoridades de saúde pública devem se envolver com elas agora para criar confiança rumo a batalha que se aproxima. Não venceremos sem comunidades. São as comunidades que irão projetar e implementar seu próprio contexto e medidas de prevenção específicas nos mercados, nos ônibus e nos funerais. Como vimos na resposta à AIDS, na maioria das vezes, serão as mulheres que irão liderar os cuidados dos doentes e garantir que seus filhos e comunidades estejam o mais seguros possível. Devemos garantir que os recursos fluam para elas, para que possam continuar seu importante trabalho, para que que sejam recompensadas de forma justa e que suas famílias fiquem financeiramente seguras.

E a resposta deve respeitar os direitos humanos dos mais vulneráveis. Já houve incidentes em todo o mundo em que indivíduos ou comunidades foram responsabilizados pelo vírus. Isso deve parar. É errado e contraproducente para o bem público em geral. Vamos aprender as lições da resposta à AIDS e saber que o estigma e a discriminação nos impedirão de lidar com essa pandemia.

Além disso, para garantir que os medicamentos continuem alcançando as pessoas necessitadas, precisamos garantir a segurança da cadeia de suprimentos global nesse período. O UNAIDS está trabalhando em estreita colaboração com todos os seus parceiros para garantir que medicamentos essenciais e suprimentos médicos continuem chegando onde são mais necessários. Continuaremos a fazê-lo.

Eu gostaria que estivéssemos em um lugar diferente. Que todos tivessem direito à saúde e que estivéssemos em uma posição mais forte para enfrentar esse novo desafio. Esse debate continuará e minha voz permanecerá forte. Por enquanto, devemos fazer o melhor possível para nossas comunidades.

Vamos ajudar e apoiar uns aos outros durante esse tempo – estamos juntos nisso e venceremos esse vírus através da solidariedade, compaixão e bondade.

Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS

*Este artigo foi publicado pela primeira vez no dia 1º de maio de 2020 no site do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

Verified by MonsterInsights