COVID-19: UNODC alerta sobre a importância do tratamento para pessoas com transtornos associados ao uso de drogas

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), um dos 11 copatrocinadores do UNAIDS dentro da família das Nações Unidas, lançou um chamado aos países para que garantam acesso contínuo aos cuidados em saúde durante uma pandemia, incluindo serviços para as pessoas que usam drogas e tratamento para transtornos associados ao uso de drogas.

A nota chama atenção para o fato de os transtornos associados ao uso de drogas serem frequentemente acompanhados por agravos em saúde, tais como HIV e AIDS, hepatites B e/ou C, tuberculose, doenças pulmonares ou cardiovasculares, acidente vascular cerebral, câncer e lesões e traumas, entre outros. Além disso, destaca o UNODC, pessoas com transtornos relacionados ao uso de drogas, especialmente aquelas que injetam drogas, podem ter o sistema imunológico comprometido.

“Finalmente, o estigma e a discriminação ligados ao uso de drogas e aos transtornos associados ao uso de drogas resultam em geral num acesso limitado a recursos básicos, tais como moradia, emprego, cuidado em saúde e assistência social. Por todas essas razões, pode ser mais difícil para as pessoas que usam drogas e com transtornos relacionados ao uso de drogas se protegerem e elas podem estar particularmente em risco de desenvolver a Covid-19”, diz a nota.

O copatrocinador do UNAIDS informa que é importante garantir a continuidade do acesso adequado aos serviços sociais e de saúde para estas populações e proporcionar a continuidade dos cuidados necessários, conforme descrito nas Normas Internacionais para o Tratamento de Transtornos relacionados ao Uso de Drogas (UNODC/OMS,2020), na medida do possível também em tempos de crise.

Novo coronavírus 2019

O Coronavírus 2019 (Covid-19) é uma doença respiratória causada pela Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SRA-CoV-2). A doença é caracterizada por uma infecção respiratória com sintomas que vão desde um leve resfriado comum/tipo gripe a problemas de saúde mais graves. Os sintomas normalmente incluem febre, tosse, dor de garganta e falta de ar. As dores musculares e o cansaço também têm sido descritos. Em 11 de Março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que o atual surto de Covid-19 é uma pandemia.

Embora em geral os sintomas da Covid-19 sejam moderados e a maioria das pessoas se recupere rapidamente, eles podem evoluir para um quadro muito grave entre certas populações mais vulneráveis, incluindo os idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos ou condições subjacentes.

Clique e conheça os materiais do UNODC sobre este tema:

Conheça o UNODC

Como copatrocinador do UNAIDS, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) é a organização responsável pela prevenção, tratamento, cuidados e apoio relacionados ao HIV entre pessoas que usam drogas e aqueles que vivem e trabalham nas prisões. O organismo colabora com parceiros nacionais e internacionais, incluindo a sociedade civil e outros copatrocinadores do UNAIDS, para auxiliar os países no desenvolvimento e na implementação de intervenções destinadas a garantir que essas populações vulneráveis e frequentemente muito diversas possam acessar os serviços fundamentais para o HIV.

Verified by MonsterInsights