UNAIDS e Reckitt Benckiser unem forças para distribuir kits de higiene a pessoas que vivem com HIV durante o surto de COVID-19

A Equipe de Apoio Regional do UNAIDS na África Oriental e Meridional (RST ESA, na sigla em inglês) e a multinacional britânica Reckitt Benckiser (RB) uniram-se para distribuir mais de 195 mil “kits de higiene” para pessoas vivendo com HIV na região da África Oriental e Meridional (ESA). Vinte e cinco mil pacotes adicionais serão fornecidos à Nigéria e ao Egito.

Os kits oferecem um suprimento de três meses de sabão Dettol e limpador de superfícies Jik e serão distribuídas em 19 países da região da África Oriental e Meridional através dos Escritórios Nacionais do UNAIDS e redes de pessoas vivendo com HIV como parte dos esforços para reduzir a exposição ao impacto da COVID-19 entre pessoas com estado sorológico positivo para o HIV.

A região da África Oriental e Meridional possui a maior incidência de HIV em todo o mundo, com 20,6 milhões de pessoas vivendo com HIV em 2018. Enquanto os países da região da África Oriental e Meridional não estão sendo afetados pela COVID-19, é essencial tomar medidas contundentes e sem precedentes para reduzir a disseminação do vírus, devido aos sistemas de saúde vulneráveis e a extremas desigualdades socioeconômicas.

“O UNAIDS trabalhará em estreita colaboração com as comunidades e redes de pessoas vivendo com HIV em nível nacional nas próximas semanas para facilitar a distribuição dos pacotes de higiene. À medida que continuamos a responder à pandemia de COVID-19 nesta região, é importante que as comunidades liderem e que coloquemos as pessoas no centro”, disse Aeneas Chuma, diretor do UNAIDS RST ESA.

A iniciativa de distribuir os kits de higiene faz parte do “Fundo de Luta pelo Acesso” (tradução livre de “Fight for Access Fund, nome original em inglês) da multinacional RB, que visa melhorar o acesso à saúde, higiene e nutrição para todos.

“Estamos muito contentes em fazer esta parceria com o UNAIDS em nossa resposta coletiva à pandemia global de COVID-19”, disse Russell Taylor, diretor regional de saúde da RB para a África. “Nosso foco imediato é lidar com o estresse enfrentado por nossos consumidores e comunidades onde operamos, para romper a cadeia de infecção. A distribuição dos kits de higiene para as pessoas que vivem com HIV em uma região fortemente afetada pela epidemia de AIDS é uma parte crítica de nossa resposta.”

Embora atualmente não exista evidência clara de que as pessoas que vivem com HIV correm um risco maior de adquirir a COVID-19 ou de adoecerem mais rápido, muitas pessoas que vivem com o HIV estão envelhecendo e/ou têm outras condições crônicas de saúde. Isso inclui tuberculose, doenças cardíacas ou pulmonares, conhecidas por tornar as pessoas suscetíveis à doença mais grave da COVID-19.

Além disso, existem 6,8 milhões de pessoas vivendo com HIV na região da África Oriental e Meridional que não têm acesso ao tratamento antirretroviral, o que pode comprometer o sistema imunológico.

Assim, o UNAIDS incentiva as pessoas que vivem com o HIV a tomar precauções para reduzir a exposição a COVID-19 e a procurar seus profissionais de saúde para garantir que eles tenham estoques adequados de medicamentos essenciais. Isso inclui seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para lavar e/ou higienizar as mãos, praticar o isolamento físico e procurar assistência médica se estiver doente.

Verified by MonsterInsights