Dando apoio às pessoas trans durante a pandemia da COVID-19

A pandemia da COVID-19 mudou a vida das pessoas em todo o mundo, incluindo as de muitas pessoas marginalizadas, que repentinamente começaram a enfrentar imposições e vulnerabilidades adicionais.

Muitas áreas da Indonésia, que em 6 de abril apresentava 2.491 casos confirmados de COVID-19 e 209 mortes, adotaram medidas como o distanciamento físico, para conter a disseminação da COVID-19. Embora sejam eficazes na resposta à doença, muitas pessoas foram impactadas pelos efeitos econômicos do distanciamento físico.

Das 1.000 pessoas vivendo com HIV e pertencentes à populações-chave, avaliadas pela Rede Positiva da Indonésia, mais de 50% estão sofrendo graves impactos em seus meios de subsistência, incluindo muitas mulheres transgênero. Sanggar Swara (uma organização da sociedade civil de jovens trans em Jacarta, na Indonésia), realizou uma pesquisa rápida que constatou que mais de 640 pessoas trans na grande Jacarta perderam o emprego, deixando essas pessoas incapazes de se sustentar. “Em várias ocasiões em que ocorreu a distribuição de alimentos básicos, muitas dessas pessoas não puderam ter acesso porque não tinham suas carteiras de identidade em mãos ou simplesmente devido à sua identidade de gênero”, disse Kanzha Vinaa, chefe da organização Sanggar Swara.

Vendo a necessidade crítica de apoio, a Coalizão de Mecanismo de Resposta a Crises (CRM na sigla em inglês), liderada pelas organizações da sociedade civil LBH Masyarakat, Arus Pelangi, Sanggar Swara e GWL Ina, com apoio do UNAIDS Indonésia, decidiu arrecadar fundos para a comunidade de pessoas transgênero. “Desde 28 de março, divulgamos as informações sobre a captação de recursos para comunidades e parceiros. Nosso plano era coletar os fundos e distribuí-los para mulheres trans carentes, com apoio de pontos focais nas área ”, disse Kanzha Vinaa.

Em menos de uma semana, a Coalizão coletou mais de IDR 67.000.000 (rúpias indonésia) — cerca de 4.100 dólares— e distribuiu pacotes de alimentos e de higiene para mais de 530 mulheres trans na grande Jacarta. Os pacotes cobrem as necessidades básicas por uma semana. Ryan Kobarri, chefe da organização Arus Pelangi, disse: “Inicialmente, esperávamos somente que nossas redes próximas respondessem a esse pedido de doações. Ficamos empolgados ao ver que o apoio e o entusiasmo eram muito mais do que esperávamos. Não apenas as redes locais, mas até as redes internacionais deram seu apoio. Alguém doou 100 kg de arroz! ”

Embora haja incerteza sobre quanto tempo durará a atual situação da COVID-19, é muito provável que a necessidade persista nas próximas semanas e meses. A Coalizão CRM continua recebendo doações de todo o mundo, a fim de ajudar a comunidade a sobreviver durante esses tempos difíceis.

Desde a sua criação em 2018, a Coalizão trabalha para coordenar e mobilizar recursos para responder à perseguição e discriminação enfrentadas por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersex na Indonésia, uma das comunidades mais vulneráveis do país.

Doações para ajudar a manter esse trabalho indispensável podem ser feitas pelo PayPal em paypal.me/kanzha ou através de Ryan Kobarri em [email protected].

Verified by MonsterInsights