UNAIDS e Programa de Voluntários das Nações Unidas assinam acordo para promover cooperação

O UNAIDS e o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) assinaram um memorando de entendimento para promover uma colaboração mais estreita entre as duas organizações. Sob o novo memorando de entendimento, UNAIDS e UNV trabalharão juntos para promover o voluntariado e engajar os voluntários que estão comprometidos em apoiar as pessoas que vivem e são afetadas pelo HIV.

“Os voluntários têm desempenhado um papel crítico na resposta ao HIV desde os primeiros dias da epidemia”, disse Tim Martineau, diretor executivo interino para Gestão e Governança do UNAIDS. “O UNAIDS reconhece a sua importância, valoriza o seu envolvimento e continuará a apoiar a sua contribuição para unir esforços globais para acabar com a AIDS.”

Nos últimos 10 anos, 97 voluntários das Nações Unidas serviram ao UNAIDS em 36 países, trabalhando para acabar com as novas infecções por HIV, garantir que todos as pessoas que vivem com HIV tenham acesso ao tratamento, proteger e promover os direitos humanos e produzir dados para auxiliar na tomada de decisões.

“O HIV é muito mais que um problema de saúde. É uma questão de desenvolvimento e justiça social, que atravessa vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ”, disse Olivier Adam, coordenador executivo do UNV. “É aqui que entra o UNV—nossos voluntários estão em uma posição única para envolver as pessoas e cumprir a Agenda 2030 por meio da implementação global, regional, nacional e comunitária”.

O voluntário internacional Tobias Volz ingressou no escritório nacional do UNAIDS no Nepal, Butão e Bangladesh em 2018, onde ajudou a desenvolver e implementar o Live2Luv, uma mídia social liderada por jovens que oferece aos jovens no Nepal uma plataforma para expressar suas preocupações, fazer perguntas e desafiar tabus sobre saúde sexual e reprodutiva.

“O Live2Luv no Nepal se esforça para alcançar um ambiente em que os jovens nepaleses possam fazer perguntas abertamente sobre sexo, sexualidade e contracepção e obter as respostas certas”, disse Volz. “Como os adolescentes precisam ter acesso a uma educação sexual abrangente e apropriada para a idade, nesse movimento liderado por jovens, os jovens professores educarão e inspirarão outros.”

Já o voluntário Tian Liang atuou recentemente como oficial de comunicações no escritório do UNAIDS na China: “O UNV me deu uma excelente oportunidade de usar minhas habilidades profissionais para criar conscientização do público sobre a resposta à AIDS e eliminar o viéses e incompreensões sobre a AIDS”, disse Liang.

Verified by MonsterInsights