Diretora executiva do UNAIDS esboça sua visão para a Junta de Coordenação do UNAIDS

Winnie Byanyima, discursando na primeira reunião da Junta de Coordenação do Programa (PCB) desde sua nomeação como diretora executiva do UNAIDS, delineou suas prioridades para 2020. Ressaltando que “a reposta global ao HIV e o Programa Conjunto fornecem um dos exemplos mais fortes do valor do multilateralismo e solidariedade global”, ela esboça sua visão para a Junta de Coordenação do UNAIDS adicionando que “o ano de 2020 nos proporciona uma oportunidade para refletir sobre como o Programa Conjunto pode funcionar ainda melhor.”

A diretora executiva do UNAIDS disse que o Programa deve intensificar seu trabalho em quatro áreas: mulheres e meninas na África; defender os direitos humanos de todos; colocar a ciência, inovação e tecnologia nas mãos das pessoas e financiar a resposta global à AIDS.

Winnie Byanyima destacou o enorme progresso que vem sendo feito na resposta à AIDS, mas disse na reunião que, apesar de um maior progresso em alguns países e algumas regiões, o mundo não irá alcançar a meta de 75% de redução de novas infecções de HIV até o final de 2020. A 45ª reunião do PCB, que foi concluída ontem, enfatizou a importância de os países aumentarem o investimento em prevenção do HIV, com não menos que um quarto dos gastos em HIV sendo investidos em programas de prevenção.

Durante a reunião, o PCB também solicitou uma revisão da Estratégia do UNAIDS 2016–2021, sua implementação e os resultados obtidos. Os resultados da revisão serão analisados em uma consulta abrangente e serão apresentados na próxima reunião do PCB, em junho de 2020, como parte do desenvolvimento da próxima estratégia do UNAIDS.

“O processo para o desenvolvimento da próxima estratégia será profundamente orientado por dados e será consultivo, envolvendo o staff do UNAIDS, nossos copatrocinadores, a sociedade civil, pessoas vivendo com e afetadas pelo HIV, jovens, instituições religiosas, ministros da saúde, da economia e gênero e parlamentares, cientistas, doadores e o setor privado”, disse Byanyima.

A diretora executiva do UNAIDS esboça sua visão para PCB do UNAIDS, ao falar sobre os desafios e oportunidades que temos adiante nos menos de 13 meses até o final de 2020―quando um conjunto de metas sobre prevenção do HIV, tratamento e outras questões devem ser alcançados ―e menos de 11 anos até 2030, a data na qual o mundo se comprometeu a acabar com a AIDS.

Byanyima disse que sua prioridade será o melhor recurso do UNAIDS ―sua equipe. “Muito foi feito, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O trabalho precisa continuar a restaurar a confiança entre a equipe e os parceiros externos, e a mudar a cultura para que o UNAIDS nunca tolere qualquer tipo de abuso de poder, como assédio, má conduta sexual ou bullying, e o UNAIDS encoraja sua equipe a se sentir segura para se manifestar.”

O PCB, observando a recente revisão da Junta de Unidade Conjunta da Gestão e Administração do UNAIDS, apoiou o compromisso de Winnie Byanyima em estabelecer uma agenda anual para o PCB para cobrir auditorias externas, ética e outros tópicos de responsabilização.

Prestando uma homenagem à Gunilla Carlsson, vice-diretora executiva para gestão e governança, que deixará o UNAIDS em 2020, Winnie Byanyima agradeceu por orientar o UNAIDS entre uma recente crise de reputação e facilitar a transição da liderança. Desejando a Gunilla Carlsson sucesso em seus futuros empreendimentos, ela elogiou a Sra. Carlsson pela condução de reformas críticas na gestão e governança, assegurando proteção e apoio para os membros da equipe que sofreram assédio e abuso de autoridade e liderando a implementação do Plano de Ação sobre Gênero do UNAIDS e o Plano de Ação para Gestão.

A delegação da organização não-governamental do PCB apresentou um relatório sobre saúde universal, destacando o papel das comunidades como parceiros cruciais e partes interessadas no design e implementação da saúde universal, e foi feito um pedido do PCB para que o UNAIDS continue a apoiar países para garantir que serviços abrangentes de HIV permaneçam ou se tornem disponíveis e acessíveis sob o programa de saúde universal.

O último dia da reunião foi uma sessão temática que durou o dia inteiro sobre reduzir o impacto da AIDS entre crianças e jovens, o que lançou um alerta de que o progresso em eliminar novas infecções por HIV entre crianças e colocar crianças de 0–14 anos vivendo com HIV em tratamento efetivo e bem-sucedido diminuiu preocupantemente. O PCB se dedicou a painéis sobre a importância da liderança jovem para moldar a resposta ao HIV através de abordagens holísticas.

Representantes dos Estados-Membros das Nações Unidas, organizações internacionais, sociedade civil e organizações não-governamentais participaram da reunião que durou três dias e foi liderada pela China, com os Estados Unidos da América servindo como vice-presidente e a Bielorrusia como relatora.

As decisões do PCB podem ser encontradas aqui.

Verified by MonsterInsights