Winnie Byanyima assume o posto de diretora executiva do UNAIDS

O UNAIDS tem o prazer de receber Winnie Byanyima como sua nova diretora executiva. Byanyima traz para o cargo mais de 30 anos de experiência em liderança política, diplomacia e engajamento humanitário.

“Estou empolgada para me juntar ao UNAIDS e ansiosa para trabalhar com todos os nossos parceiros para ajudar a direcionar o avanço na resposta ao HIV e construir sociedades mais justas, saudáveis e felizes, principalmente para mulheres e meninas, populações-chave e todas as pessoas excluídas e deixadas para trás”, disse Byanyima.

Byanyima traz uma uma bagagem rica em experiência e comprometimento com a mobilização dos poderes reunidos por governos, agências multilaterais, setor privado e sociedade civil para promover uma agenda de desenvolvimento com foco nas pessoas. Byanyima ocupou recentemente o cargo de diretora executiva da Oxfam International. Ela também atuou por sete anos como diretora de Gênero e Desenvolvimento no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Winnie Byanyima possui graduação avançada em Engenharia Mecânica (Conservação de Energia e Meio Ambiente) pelo Cranfield Institute of Technology e graduação em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Manchester.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou Byanyima como diretora executiva do UNAIDS e subsecretária-geral das Nações Unidas em agosto, após um processo de seleção abrangente que envolveu um comitê de recrutamento constituído por membros da Junta de Coordenação do Programa do UNAIDS (PCB, da sigla em inglês). O Comitê de Organizações Copatrocinadoras do UNAIDS fez a recomendação final sobre a nomeação para o secretário-geral.

Verified by MonsterInsights