UNAIDS lamenta a morte de Jacques Chirac

O UNAIDS está profundamente triste com a morte do ex-presidente da França, Jacques Chirac, um dos primeiros defensores da resposta à AIDS. Durante a cerimônia de abertura da Conferência Internacional de AIDS em Abidjan, na Costa do Marfim, em 1997, ele denunciou que a resposta ao HIV seguia dois caminhos diferentes, com o tratamento para o HIV disponível apenas no Norte global, mas as pessoas vivendo com HIV desproporcionalmente no Sul global. 

Em 1997, ele anunciou a criação do Fundo Internacional de Solidariedade Terapêutica, que financiou o acesso à terapia antirretroviral, inclusive nos países menos desenvolvidos. O fundo foi precursor do estabelecimento do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária, em 2002. Em 2006, Chirac implementou o imposto de solidariedade sobre passagens aéreas, apelidado de Chirac Tax, que hoje ainda é uma importante fonte de financiamento para a resposta à AIDS. 

Em 2008, depois de deixar a Presidência, ele criou a Fundação Chirac, que continua trabalhando pelo acesso à saúde e medicamentos de qualidade em todo o mundo. 

“É graças a líderes como Jacques Chirac, que assumiu a responsabilidade e agiu com princípios, que hoje mais de 23 milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso ao tratamento do HIV. Eu presto uma homenagem à liderança de Chirac ”, disse Gunilla Carlsson, diretora executiva interina do UNAIDS.  

Verified by MonsterInsights