UNAIDS continua à frente na implementação de políticas de igualdade de gênero

Um ano após o lançamento do Plano de Ação das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres 2018-2022 (conhecido em inglês como UN-SWAP 2.0), o UNAIDS foi classificado como uma das agências com melhor desempenho no sistema das Nações Unidas, cumprindo ou excedendo todos os seus 17 indicadores de desempenho.

O plano de ação atualizado e ampliado, implementado em 2018 em todo o sistema das Nações Unidas, foi concebido para acelerar o progresso de integração da igualdade de gênero em todos os níveis do sistema das Nações Unidas. Além disso, busca proporcionar uma visão ampliada sobre o progresso no trabalho de igualdade de gênero e sobre os resultados relacionados a gênero dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O processo de elaboração de relatórios e prestação de contas do UN-SWAP é gerido pela ONU Mulheres, que recebe relatórios anuais de todas as organizações das Nações Unidas sobre a implementação do plano. Em resposta ao relatório anual apresentado no início de 2019 pelo Secretariado do UNAIDS à ONU Mulheres, a diretora executiva da organização, Phumzile Mlambo-Ngcuka, endereçou uma carta à então diretora executiva interina do UNAIDS, Gunilla Carlsson, elogiando o Secretariado do UNAIDS pelos seus resultados, em particular pelo seu trabalho para reforçar os mecanismos de responsabilização de igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres por meio do desenvolvimento do seu Plano de Ação de Gênero 2018-2023.

A carta também elogia o UNAIDS pela promoção de uma cultura de inclusão. Um exemplo notável, em 2018, foi a introdução de uma política única de licença parental, que estende adoção e paternidade para 16-18 semanas, dependendo do número de crianças, e introduz a licença maternidade para gravidez de substituição com mesma duração. A ONU Mulheres observou que “este quadro político mais equitativo apoia a igualdade na prestação de cuidados entre homens e mulheres e pode ajudar a inverter a percepção de que as mulheres em idade fértil são potencialmente caras ou apresentam um risco de ausência quando comparadas a homens de qualificações semelhantes”.

Em termos de progresso a ser feito, o UNAIDS foi encorajado pela ONU Mulheres a manter e fortalecer os esforços para alcançar a representação igualitária das mulheres em todos os níveis, e para continuar a promover uma cultura de trabalho inclusiva, particularmente por meio da implementação do seu Plano de Ação de Gestão.

“O Secretariado do UNAIDS continua em total conformidade com o quadro do UN-SWAP. No entanto, como a ONU Mulheres destaca, o progresso é frágil e os ganhos obtidos podem ser rapidamente revertidos. Devemos fazer mais e melhor para alcançar a igualdade de representação das mulheres em todos os níveis e continuar a melhorar a nossa cultura organizacional. Esses não são apenas pontos para serem preenchidos, mas questões que requerem consideração e atenção contínuas”, disse Gunilla Carlsson.

Junto com a carta, a ONU Mulheres compartilhou um conjunto de infográficos, resumindo o progresso do UNAIDS em relação aos indicadores de desempenho no UN-SWAP, todos compilados em um relatório. A avaliação da ONU Mulheres é feita com base em autorrelatos e evidências apresentadas pelas organizações e validadas pela ONU Mulheres. Para reforçar a transparência e responsabilização, o UNAIDS realizou uma revisão entre pares com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que confirmou a exatidão da autoavaliação feita inicialmente pelo UNAIDS.

Verified by MonsterInsights