Fundo Positivo trabalha estratégias de comunicação com sociedade civil

Trocas de experiências, vivências e saberes marcaram a dinâmica do 2º Encontro Nacional de Projetos aprovados pelo Fundo Positivo, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto, em Salvador (BA). Durante os três dias, participantes receberam capacitação em diversas oficinas sobre estratégias de comunicação e sobre como ampliar o uso das ferramentas disponíveis atualmente para levar informação de maneira mais efetiva e com qualidade.

O Encontro reuniu 34 representantes de organizações da sociedade civil de todo o Brasil, as quais tiveram seus projetos financiados pelo Fundo em 2018 e 2019. São instituições que trabalham com populações mais vulneráveis ao HIV, principalmente em contexto de populações-chave e prioritárias para o fim da epidemia, além de temas relacionados ao HIV como saúde da mulher e da população LGBTI+.

Na abertura do evento, financiadores e apoiadores do Fundo Positivo destacaram a importância da iniciativa e do trabalho focado em comunicação. “Não é fácil falar de HIV nos dias de hoje, e nós precisamos da comunicação para alcançar a meta de acabar com a epidemia até 2030”, destacou o assessor de comunicação do UNAIDS no Brasil, Daniel de Castro. “O UNAIDS apoia a sociedade civil em ações como esta, pois acredita que é importante dar voz às iniciativas que estão acontecendo pelo país.”

Para este evento, o UNAIDS também apoiou a produção, gravação e edição de vídeos com depoimentos de cada uma das organizações participantes, com o objetivo de garantir o registro audiovisual das iniciativas apoiadas pelo Fundo e divulgar a relevância e a diversidade dos trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil.

Ao final dos três dias de curso, representantes das organizações aprenderam noções básicas de gravação e edição de vídeo com o celular, fotografia e edição de imagem, dicas de gerenciamento de redes sociais e gravação e edição de áudio. Além da parte teórica, foi possível também colocar em prática o que aprenderam, produzindo conteúdo com foco nas temáticas de HIV e saúde. As oficinas foram coordenadas pela ONG Criar Brasil, uma organização que atua pela democratização da comunicação.

“As organizações saíram mais fortalecidas e encorajadas a estabelecer relações colaborativas entre si reforçando a importância de ações em rede”, disse Harley Nascimento, coordenador geral do Fundo Positivo. “Além disso, saíram especialmente mais capacitadas para a utilização das ferramentas de comunicação para a produção de materiais educativos, garantindo assim a democratização do acesso as informações sobre prevenção combinada ao HIV, acesso ao tratamento e exercício pleno dos direitos sexuais e reprodutivos.”

O UNAIDS faz parte do Comitê de Seleção de Projetos do Fundo Positivo, apoiando no processo de escolha dos projetos que se inscrevem aos editais para distribuição de fundos.

Assista ao vídeo com participantes do evento:

Sobre o Fundo Positivo

Desde 2018, o Fundo Positivo tem realizado o encontro nacional de projetos apoiados, com a perspectiva de fortalecer a atuação das organizações da sociedade civil nos territórios onde atuam, fomentando o processo de atuação em rede entre os projetos apoiados, bem como a socialização das ações desenvolvidas, tanto no campo da prevenção, através da metodologia de abordagem corpo a corpo nos espaços de socialização, como na criação de materiais educativos.

Verified by MonsterInsights