Artistas pedem o fim das epidemias

Faltando apenas três semanas para a 6ª Conferência de Reabastecimento do Fundo Global em Lyon, Annie Lennox, Diane Kruger, Natalie Portman e Penélope Cruz lançaram uma petição online no change.org pedindo às pessoas que assinem uma carta aberta para crianças de 7 anos. 

A carta promete acabar com a epidemia de AIDS, tuberculose e malária até 2030—o ano em que as crianças se tornarão adultas—e é um pedido de ação para que o mundo intensifique a luta para acabar com as três doenças infecciosas mais fatais. 

A carta diz: “Vamos ser honestos, estamos deixando vocês com uma grande lista de tarefas a cumprir—combater a injustiça, promover a igualdade, proteger o planeta. Mas prometemos a vocês o seguinte: nos próximos 11 anos, faremos todo o possível para eliminar um tópico dessa lista. Na verdade, eliminaremos três coisas: AIDS. Tuberculose. Malária. Vamos intensificar essa luta, para que vocês não precisem fazer isso. 

Mulheres e meninas continuam a ser desproporcionalmente afetadas pelo HIV. Em todo o mundo, quase 1.000 mulheres jovens e meninas são infectadas com HIV todos os dias. Desigualdade de gênero, discriminação, violência, acesso limitado à educação e falta de serviços personalizados impedem o acesso de mulheres e meninas a cuidados de saúde e fomentam novas infecções. 

A petição foi lançada como uma carta aberta assinada por mais de 40 artistas, atletas e ativistas globais, e mais de 35.000 pessoas em todo o mundo se juntaram a eles nessa promessa.  “Testemunhei pessoalmente a devastação causada pela AIDS, tuberculose e malária em todo o mundo. Temos as ferramentas para acabar com essas doenças. Se agirmos agora, podemos alcançar esse objetivo global até 2030. Vamos pôr um fim a essas epidemias, de uma vez por todas! Isso pode ser feito “- Annie Lennox, OBE 

“Como mãe, estou profundamente preocupada com o legado que deixaremos para a próxima geração. Enquanto as crianças de hoje têm muitas batalhas pela frente, estou determinada que a AIDS, a tuberculose e a malária não serão deixadas para elas cuidarem” – Penélope Cruz 

Este ano é um momento decisivo na luta contra a AIDS, tuberculose e malária. A França sediará a 6ª Conferência de Reabastecimento do Fundo Global em Lyon, em 10 de outubro de 2019, onde líderes mundiais, filantropos e empresas se reunirão para fazer compromissos ao Fundo Global. O Fundo Global busca arrecadar pelo menos US $ 14 bilhões nos próximos três anos para ajudar a salvar 16 milhões de vidas, reduzir pela metade a taxa de mortalidade por HIV, tuberculose e malária, e construir sistemas de saúde mais fortes até 2023. 

Para fazer parte do movimento e participar da promessa, visite change.org/stepupthefight

Outroas pessoas que assinaram: Amandine Henry, Amy Poehler, Annie Lennox, Antoine Griezmann, Baaba Maal, Charlize Theron, Cindy Bruna, Daniel Brühl, David Oyelowo, Diane Kruger, Ed Sheeran, Sir Elton John, Freida Pinto, Jennifer Garner e Laura Whitmore. Neil Patrick Harris, Naomie Harris, Ndileka Mandela, Noëlla Coursaris, Noom Diawara, Panti Bliss, Penélope Cruz, Richard Curtis, Russell Tovey, Sifiso Mlungwana, Simon Pegg, Stephen Fry, Stephen Merchant, Thandie Newton, Thomas Lemar, Trevor Noah, Vanessa Kingori, Vanessa Kirby, Will Poulter, Youssou N’Dour, Zara Larsson e Zonke. 

Verified by MonsterInsights