UNAIDS felicita Michel Sidibé por nomeação como Ministro da Saúde e Assuntos Sociais do Mali

O UNAIDS felicita Michel Sidibé por sua nomeação como Ministro da Saúde e Assuntos Sociais do Mali. Sidibé atuou como diretor executivo do UNAIDS por mais de 10 anos desde que foi nomeado como o segundo diretor executivo do UNAIDS e subsecretário-geral das Nações Unidas em janeiro de 2009.

Um verdadeiro defensor de uma abordagem centrada nas pessoas para questões de saúde e desenvolvimento e um forte defensor da justiça social, Sidibé deixou uma contribuição notável para a resposta à AIDS, ajudando a salvar e melhorar as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Desde que Sidibé assumiu seu cargo de diretor executivo do UNAIDS, houve um aumento de 170% no número de pessoas com acesso a terapia antirretroviral—de 8 milhões em 2010 para 21,7 milhões em 2017. Houve também uma queda de 45% nas mortes relacionadas à AIDS—de 1,7 milhão em 2008 para 940 mil em 2017. Além disso, as novas infecções por HIV foram reduzidas em 22%—de 2,3 milhões em 2008 para 1,8 milhão em 2017.

“Foi uma honra, para mim, servir ao UNAIDS como diretor executivo e contribuir para a resposta global à AIDS”, disse Sidibé. “Gostaria de agradecer a todos os parceiros e funcionários do UNAIDS e especialmente aos membros das comunidades afetadas pelo HIV, que tornaram possíveis nossos sucessos. Com seu firme compromisso e determinação, conseguimos oferecer a milhões de pessoas serviços capazes de salvar vidas. Se continuarmos no curso e fizermos o que é certo—sempre colocando as pessoas em primeiro lugar e entregando resultados para as pessoas—,conseguiremos acabar com a AIDS.”

A visão de Sidibé de zero nova infecção pelo HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS, e seu incansável advocacy para assegurar que todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde, mantiveram o HIV no topo da agenda global. Seus apelos por solidariedade global e responsabilidade compartilhada fizeram com que os recursos para o HIV aumentassem em mais de um terço, de 15,9 bilhões de dólares em 2010 para 20,6 bilhões de dólares em 2017 nos países de baixa e média renda. Seu advocacy para que os países se apropriassem da resposta ao HIV ajudou a garantir que 56% dos recursos para HIV em países de baixa e média renda agora provenham de fontes domésticas, promovendo respostas sustentáveis de longo prazo à epidemia.

Seu compromisso com o conceito de acesso universal à prevenção, tratamento, assistência e apoio ao HIV resultou no fato de que a meta de atingir 15 milhões de pessoas vivendo com HIV com terapia antirretroviral até 2015 tenha sido atingida sete meses antes do previsto. Seu foco nos mais vulneráveis e marginalizados deu voz aos que não tinham voz, incluindo pessoas que usam drogas, homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadoras do sexo, pessoas privadas de liberdade e pessoas em situação de deslocamento.

Acreditando firmemente que nenhuma criança deveria nascer com HIV, sua liderança convocar o mundo à eliminação de novas infecções por HIV entre crianças contribuiu para uma redução de 60% nas novas infecções pediátricas por HIV desde 2009 nos 21 países prioritários do Plano Global para a eliminação de novas infecções pelo HIV entre as crianças até 2015.

Durante seu mandato, Sidibé liderou duas das mais bem-sucedidas declarações políticas da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre o HIV, que apontavam populações-chave e incluíam as ambiciosas Metas de Aceleração da Resposta (Fast-Track) regionais e globais. Ele defendeu com sucesso a retirada do isolamento da AIDS, encorajando uma abordagem holística baseada em direitos humanos para incluir o HIV como parte da saúde sexual e reprodutiva e integrar as respostas às doenças interligadas, incluindo a tuberculose e o câncer do colo do útero.

“Gostaria de agradecer ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pelo seu apoio de longa data ao UNAIDS”, afirmou Sidibé. “Também sou grato ao Sistema das Nações Unidas por me permitir desenvolver minha carreira, desde quando comecei como profissional júnior de curto prazo na República Democrática do Congo para o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em 1987, até me tornar subsecretário-geral das Nações Unidas, cerca de 20 anos depois. Sou eternamente grato pelas oportunidades que me foram dadas.”

Os países mais afetados pelo HIV se uniram à convocação de Sidibé para alcançar as metas 90–90–90, através das quais o mundo se compromete a, até 2020, garantir que 90% das pessoas vivendo com HIV tenham sido diagnosticadas, que 90% destas pessoas tenham acesso ao tratamento, e que 90% das pessoas em tratamento tenham carga viral indetectável. Até o presente momento, cerca de 75% de todas as pessoas que vivem com o HIV conhecem seu estado sorológico positivo, e o foco foi aumentado nos testes de HIV e na expansão da terapia antirretroviral.

Sua mobilização de parceiros para a criação de uma coalizão global para prevenção do HIV resultou na criação de um novo Roteiro de Prevenção até 2020 (HIV Prevention 2020 Road Map) para fortalecer e manter o compromisso político de prevenção primária do HIV e estabelecer termos de transparência e responsabilidade na prestação de serviços em grande escala para impedir novas infecções pelo vírus.

Seu compromisso de melhorar a vida de mulheres e meninas estimulou a ação da Resolução 1983 do Conselho de Segurança em 2011, que se concentrou em garantir o acesso à prevenção e ao tratamento de HIV para mulheres e meninas, na prevenção e resposta à violência sexual relacionada a conflitos e na construção da paz pós-conflito.

A forte crença de Sidibé no poder das comunidades preparou o caminho para respostas ao HIV lideradas pela comunidade , que provaram ser um fator de transformação no aumento da aceitação de serviços de HIV e na criação de redes de apoio para melhorar a adesão ao tratamento e qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus.

Seu compromisso, dedicação e paixão redobrados permitiram que Sidibé envolvesse chefes de estado, pessoas vivendo com HIV, comunidades afetadas, doadores, primeiras-damas, parlamentares, prefeitos, sociedade civil, cientistas, jovens e líderes de programas de HIV, trazendo todos ao redor da mesma mesa para galvanizar a ação com objetivo de acabar com a epidemia de AIDS, desenvolvendo soluções focadas e sustentáveis para não deixar ninguém para trás.

Sidibé tem sido um líder inspirador para o UNAIDS e para a resposta global ao HIV, e o UNAIDS agradece sinceramente por seus anos de serviço dedicado. Sidibé assumirá seu novo papel como Ministro de Saúde e Assuntos Sociais do Mali, com efeito imediato, e será substituído provisoriamente pela vice-diretora executiva de Gestão e Governança do UNAIDs, Gunilla Carlsson.

Verified by MonsterInsights