UNAIDS apresenta novo plano para criar um ambiente saudável, equitativo e acolhedor para os funcionários

O UNAIDS apresentou um novo Plano de Ação aos seus membros durante uma sessão especial da Junta de Coordenação do Programa (PCB, da sigla em inglês), realizada em 28 de março de 2019. O Plano de Ação estabelece uma série de áreas prioritárias para criar uma cultura organizacional positiva e aumentar a consciência dos gestores e funcionários de suas responsabilidades, direitos e deveres.

“Estamos transformando um momento difícil em um momento de oportunidades”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS. “Nosso Plano de Ação é transformador e nos ajudará a criar o modelo de ambiente de trabalho inclusivo com o qual todos estamos comprometidos. Isso, por sua vez, nos ajudará a sermos mais eficazes, à medida que trabalhamos para acabar com a epidemia de AIDS.”

Sidibé reiterou que a equipe é o maior bem do UNAIDS e enfatizou que os gestores estão comprometidos com a mudança, responsabilização e transparência. Ele também disse que o plano foi elaborado com foco nos funcionários e que a equipe desempenhou um papel fundamental na contribuição e definição do Plano de Ação.

Durante a reunião, a Junta de Coordenação ouviu Laurie Newell, Diretora do Grupo de Trabalho para fortalecer o papel de monitoramento e avaliação do PCB em tolerância zero em relação ao assédio, incluindo assédio sexual, bullying e abuso de poder no UNAIDS. Laurie Newell explicou que o grupo de trabalho apoiará o UNAIDS como uma organização modelo no sistema das Nações Unidas para tolerância zero ao assédio e compromisso com a dignidade e respeito no trabalho. O grupo de trabalho valorizou particularmente o envolvimento dos funcionários no desenvolvimento do Plano de Ação como um modelo para o sistema das Nações Unidas.

Os membros da Junta expressaram seu apoio ao Plano de Ação e incentivaram o UNAIDS a continuar a implementação e as melhorias. Os membros ainda expressaram o desejo de ver o Plano de Ação se tornar um marco no sistema das Nações Unidas para lidar com o assédio no local de trabalho. Eles também reiteraram o apoio do PCB ao Grupo de Trabalho e disseram que aguardam as recomendações na reunião do PCB em junho.

A Junta também ouviu Yuri Ambrazevich, Representante Permanente da Bielorrússia nas Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, e Presidente do Comitê de Seleção do Próximo Diretor Executivo do UNAIDS. Ele solicitou o apoio do PCB para ajudar o comitê garantir que o processo permaneça justo e confidencial para todos os candidatos e solicitou o apoio da Junta para apresentar o maior número possível de candidatos altamente qualificados. A Junta confirmou sua confiança no comitê e afirmou aguardar com expectativa a discussão da proposta de lista de candidatos na 44ª reunião do PCB, em junho de 2019.

Membros da Junta do UNAIDS e representantes de Estados-membros das Nações Unidas, organizações internacionais, sociedade civil e organizações não-governamentais participaram da sessão especial do PCB, que foi presidida por Li Mingzhu, Comissário da Comissão Nacional de Saúde da China, com os Estados Unidos como Vice-Presidente e a Bielorrússia como relatora.

O relatório do Diretor Executivo do UNAIDS para a Junta e as decisões do PCB podem ser encontradas aqui (em inglês).

Verified by MonsterInsights