Coletivo planeja estratégias para promover direitos de jovens vivendo com HIV

Nos dias 9 e 10 de abril, os membros do colegiado da RNAJVHA se reuniram em Brasília, na Casa da ONU, para desenvolver seu novo planejamento estratégico para o período 2019-2020. Esse encontro aconteceu com o apoio do UNAIDS e da Unesco como parte de uma articulação da Rede de Jovens.

O objetivo da RNAJVHA com esse encontro foi desenvolver novos mecanismos para ampliar o diálogo e a inserção do trabalho de promoção de saúde integral a adolescentes e jovens vivendo com HIV e AIDS. Este trabalho busca também fortalecer as bases de representação da rede pelos estados e municípios brasileiros.

“Essa foi uma oportunidade importante para fortalecer o trabalho da rede, que já existe há mais de uma década”, disse Yura Espindola, Secretaria Executiva da RNAJVHA. “Esperamos levar estas propostas de reestruturação estratégica para todos os membros e, em breve, colocar tudo isso em prática.”

No primeiro dia do encontro, o grupo se concentrou no exercício de planejamento estratégico situacional para desenvolver uma proposta concreta de plano de ação de curto, médio e longo prazo. Através de uma retrospectiva sobre as lições aprendidas ao longo de sua trajetória, o grupo debateu propostas de aprimoramento na ampliação do diálogo e participação de jovens na resposta ao HIV e AIDS no Brasil.

No segundo dia, o colegiado trabalhou a comunicação como ferramenta para o engajamento de jovens a este coletivo nacional. Além disso, ampliou o debate sobre a importância da comunicação na formulação de estratégias capazes de promover questões como o senso de pertencimento e o respeito às diversidades.

A RNAJVHA é um coletivo de atuação nacional voltado para o acolhimento e defesa dos direitos de adolescentes e jovens vivendo com HIV e AIDS. Criada em 2006, durante o I Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV e AIDS, no Rio de Janeiro, a rede coordenada por um colegiado de 15 membros (titulares e suplentes) eleitos a cada dois anos.

Texto produzido por: Leonardo Moura, Yura Espindola, Márcio Ricardo da Cruz, Ermeson Correia, Giovane Oss Noal, Rafael Myranda e , membros do colegiado atual da RNAJVHA, como parte da Oficina de Comunicação realizada pelo UNAIDS em Brasília

Verified by MonsterInsights